Pronunciamento

José Milton Scheffer - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2014
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Bom-dia presidente Joares Ponticelli, em seu nome quero cumprimentar todos os deputados e as deputadas presentes. Cumprimento, ainda, os telespectadores da TVAL, os ouvintes da Rádio Alesc Digital e as demais pessoas que se encontram neste plenário, neste momento.
Temos hoje a visita do prefeito de São Martinho, José Schotten, e do seu vice, Robison Back, que nos prestigiam com suas presenças. Estão em Florianópolis, na manhã de hoje, tratando de assuntos de interesse de uma cidade referência no sul do estado, em termos de colonização alemã, de turismo e de agricultura. Nós, em nome do prefeito e do vice, queremos cumprimentar toda população de São Martinho.
Cumprimentamos também, na manhã de hoje, as mulheres agricultoras, deputado Manoel Mota, que estiveram reunidas lá na cidade de Morro Grande, no último sábado. A nossa homenagem a todas as mulheres, agricultoras, costureiras, operárias, mães, estudantes, profissionais liberais, pela passagem do dia 08 de março, que homenageia e faz com que todos possam refletir um pouco mais sobre o papel da mulher na sociedade.
Homens e mulheres são diferentes, mas um completa o outro, um valoriza o outro, e na harmonia é que vamos construir uma sociedade mais justa, com pessoas mais felizes. É isso que desejamos às mulheres, felicidade e realização pessoal.
Neste fim de semana, na manhã de sábado, participamos, na cidade Balneário Arroio do Silva, do 10º Campeonato Catarinense de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que envolve todas as corporações que trabalharam na Operação Veraneio. É também uma espécie de encerramento da operação, um evento de confraternização, mas também de competição, em que os bombeiros, entre si, num trabalho em equipe, têm condições de treinar e também de demonstrar as suas habilidades. É, sem duvida nenhuma, uma preliminar para uma competição em nível nacional, que deve acontecer no nordeste brasileiro nos próximos meses.
Quero dizer da alegria de estar, juntamente com o prefeito Evandro Scaini e com o vice, Fernandes Luiz Borges, participando desse encerramento do Corpo de Bombeiros lá na cidade de Arroio do Silva.
Queremos, através desta tribuna, fazer referência ao grande trabalho destes homens que se envolvem numa luta diária para promover condições de segurança às pessoas que, de alguma forma, acabam envolvidas em perigo ou em situações de risco.
São homens e mulheres que arriscam a sua vida para salvar a vida dos semelhantes, por isso merecem o reconhecimento e o aplauso de toda sociedade catarinense.
Apenas para ter uma noção dos números, porque muitas vezes só entendemos quando acontece um acidente conosco ou com alguma pessoa muito próxima, vou citar alguns dados.
(Passa a ler.)
"Nesta temporada de 2013/2014, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina teve a maior Operação Veraneio da história da corporação, que esteve presente em 33 municípios litorâneos, cobrindo mais de 450km de litoral, distribuídos em 153 praias e balneários monitorados com 321 postos de guarda-vidas (fixos), com cerca de 1,2 mil guarda-vidas diariamente em atividade.
Isso envolve uma operação com mais de duas mil pessoas para que possamos ter 1,2 mil pessoas em atividade, de domingo a domingo, olhando, cuidando pela segurança de veranistas, de banhistas, de adultos e crianças."
Apesar de todo esse trabalho ainda continuamos, infelizmente, a registrar a perda de vidas devido aos descuidos de segurança dos banhistas, pois as pessoas preferem acreditar na falsa ideia de que um acidente nunca vai acontecer com elas ou com seus familiares e continuam a ignorar, muitas vezes, avisos de segurança.
Apenas não tivemos mais fatalidades devido ao trabalho dos bombeiros que nesta temporada superaram estatisticamente todas as demais. Realizaram mais de três milhões de abordagens de prevenção em áreas de risco, cuidando, chamando a atenção. Resgataram mais de 4.400 banhistas vítimas de arrastamento ou de início de afogamento, e mais de mil crianças perdidas em toda a Operação Veraneio tiveram procedimento do Corpo de Bombeiros.
Assim como o resgate de 88 pequenas e grandes embarcações de turistas, que ficaram à deriva por algum tipo de acidente ou de imprevistos e mais de 196 tipos de afogamentos com recuperação cardiopulmonar. São números que mostram a grandeza dessa operação.
Em outubro de 2013 e até 2 de fevereiro de 2014 aconteceram em Santa Catarina, infelizmente, 73 óbitos, sendo que a grande maioria deles, 59, em água doce, lagos, represas, que muitas vezes pega o banhista descuidado; 16 óbitos no mar, em área não monitorada, e 14 em área protegida.
Então, vejam bem, são números grandes que mostram a importância dessa operação, que justifica todo o investimento que o estado vem fazendo na área da segurança pública, principalmente da estruturação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Por isso, quero aqui, na pessoa do coronel Marcos Oliveira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, bem como também do tenente-coronel Lázaro Santin, comandante da região do sul do estado, parabenizar toda a corporação, todas as pessoas do Corpo de Bombeiros que se envolveram de uma forma ou de outra nesta Operação Veraneio, que foi de grande valia, salvou vidas e foi a maior Operação Veraneio de Santa Catarina.
Por isso, em nome de todos os municípios que foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, queremos aqui agradecer, reconhecer o trabalho e a importância dele para Santa Catarina se tornar cada vez mais um estado seguro.
Recebemos aqui milhares de turistas durante a Operação Veraneio, que é importante para a nossa economia, também para o lazer e a qualidade de vida dos catarinenses e das pessoas de outros estados que sabem que pode retornar, porque é um estado que tem segurança, que tem um Corpo de Bombeiros que se preocupa e também a Polícia Militar que fez o seu trabalho, bem como outras áreas envolvidas na segurança pública.
Em nosso nome, e também da Assembleia Legislativa, gostaria de prestar o nosso reconhecimento e a nossa homenagem a todos os bombeiros de Santa Catarina que de uma forma ou de outra trabalharam na Operação Veraneio.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)