Pronunciamento

José Milton Scheffer - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2014
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Muito obrigado deputado Padre Pedro Baldissera, que preside esta sessão, em seu nome quero cumprimentar a todos os srs. deputados e as sras., deputadas.
Eu gostaria de falar sobre o polo têxtil que vem se formando no sul do estado nos últimos anos, e sobre a sua importância como alavanca para o desenvolvimento daquela região.
No último final de semana tivemos na região o lançamento da moda outono/inverno, e por lá passaram cerca de 4.500 pessoas.
Na verdade, o sul do estado vem-se destacando na moda à pronta entrega, de shoppings de atacado. É importante ressaltarmos todo o trabalho que vem sendo feito nessa cadeia produtiva, primeiro, nas confecções; depois, nos próprios shoppings, com estrutura própria. E precisamos, também, ressaltar os shoppings recém-inaugurados. O Shopping Prime, no município de São João do Sul; no município de Sombrio, Litoral Sul Shopping Atacadista, no município de Araranguá, o Shopping Aravest; no município de Maracajá, o Portal Shopping; e o Tubarão Atacado da Confecção, que fica na cidade de Criciúma.
Então, numa faixa de, aproximadamente de 40km temos cinco shoppings atacadistas que movimentam muito a nossa economia e que são acompanhados de importantes empreendimentos na área do varejo, como o Super Center Japonês, que é um shopping com várias lojas e o Center Fábricas, que é um shopping de venda direta da fábrica ao consumidor em Araranguá, com várias lojas, que vem se reestruturando, bem como o Pórtico, na cidade de Criciúma.
Estes conjuntos de shoppings dão retaguarda para uma infinidade de confecções da indústria da confecção, da moda do sul do estado, que atrai para cá lojistas de todo o Rio Grande do Sul, parte do Paraná e de Santa Catarina, que movimentou e criou uma nova cadeia produtiva no sul do estado e tem servido, sem dúvida nenhuma, para garantir o emprego de milhares e milhares de profissionais. E o bacana é que a moda e a nossa qualidade estão evoluindo muito. Não raro outras empresas do setor tem-se instalado na região. Hoje o sul de Santa Catarina também se tornou um polo da moda no Brasil. Já temos hoje filiais desses shoppings em outras regiões, como São Paulo, que vem gerando empregos aqui em Santa Catarina e exportando moda para todo o Brasil. Isso é um fato relevante que orgulha a todos nós.
Nós estivemos à frente da prefeitura do município de Sombrio entre o ano de 2000 a 2008, e por lá criamos, em parceria com os empresários, uma série de atividades para desenvolver o nosso município que na época saia de uma crise no setor calçadista e que, através da indústria da confecção, começou um novo trabalho que hoje tem dado bons frutos para o sul do estado. E no último final de semana, o lançamento dessa moda movimentou toda a região. São lojistas que chegam através de excursões e ali fazem suas compras e depois retornam às suas cidades de origem levando o produto, fruto da criatividade e do trabalho de uma série de pessoas.
Mas é preciso homenagear o talento das nossas indústrias, das pessoas que trabalham lá, dos nossos estilistas, das nossas costureiras, e também o empreendedorismo dos nossos empresários, que criaram, através do seu trabalho, um novo nicho econômico que têm rendido, não apenas novos postos de trabalho, mas uma cadeia que agrega de Tubarão ao município de São João do Sul, gerando milhares e milhares de empregos e aquecendo a nossa economia exportando para outros estados da federação a moda criada no sul do estado.
Hoje temos grandes confecções na região de Criciúma e Sombrio que já não estão mais nesse setor, partem direto para a venda aos lojistas do Brasil inteiro e exportam para alguns países da América do Sul, o que orgulha a todos nós.
Deputado Padre Pedro Baldissera, sabemos que os municípios de Brusque e Gaspar e outras regiões já têm tradição, praticamente centenária, nessa área, mas é preciso criarmos em Santa Catarina um sistema tributário mais justo para esse segmento, para que o trabalhador e o empresário possam ter um tratamento diferenciado, porque esse é um setor que exporta para outras partes do Brasil e temos que estar sempre, além do preparo da mão-de-obra e do preparo das profissionais, atentos ao tratamento tributário diferenciado para tornar competitivo esse segmento, que é uma marca de Santa Catarina, em princípio, do vale do Itajaí, que agora também se estende para o sul do estado, que é responsável pela geração de muitos impostos, mas também de muitos postos de trabalho.
Por isso, ocupo a tribuna no dia de hoje para parabenizar todos os envolvidos com esse setor no sul do estado, nessa cadeia produtiva têxtil, na confecção, mas também aproveito para reivindicar, junto ao governo do estado, um tratamento tributário que volte os olhos da secretaria de Desenvolvimento Econômico para esse setor no sul do estado, criando postos de treinamento, levando incentivo para que o nosso empresário, ainda jovem, possa ter condições de desenvolver o seu negócio também com o apoio do governo do estado. O setor têxtil do sul do estado está reivindicando melhores olhares do governo para esse segmento, bem como também um tratamento tributário diferenciado para continuar desenvolvendo-se nos próximos anos com competitividade e com eficiência.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)