Pronunciamento

José Milton Scheffer - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/05/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Tece comentários a respeito da falta de estrutura, há mais de dez anos, na secretaria de Agricultura devido à desativação de diretorias, principalmente as responsáveis pela manutenção das barragens no estado.
Explana o problema atual de estiagem que se vivencia em Santa Catarina ao se reportar a duas barragens do sul catarinense, as dos rios Leão e Bonito, construídas no período da Sudesul, que incorpora áreas produtivas, comunidades rurais e urbanas, bem como a instalação do Instituto Federal Catarinense, em Santa Rosa do Sul, e frisa que a do rio Leão possui capacidade de 12 milhões de metros cúbicos e beneficia mais de sete mil pessoas nos diversos municípios adjacentes. Após duas décadas, as citadas represas não tiveram a devida manutenção técnica, apenas os produtores locais fazem o que podem.
Exibe vídeo produzido pelos próprios moradores da região das barragens, mostrando a situação preocupante em que se encontram, pois há fuga de água, rachaduras e, com a aproximação das chuvas há risco de vida para os vários moradores que vivem nas adjacentes. Comenta sobre o laudo técnico de engenheiros do Deinfra e por técnicos do município de Jacinto Machado que detectaram falhas na manutenção, danos tanto nas estruturas quanto nos equipamentos, e cita como exemplo o sistema de válvula dispersora das comportas e outros.
Aborda a questão da Serra do Faxinal sobre a destinação de R$ 54 milhões no governo de Raimundo Colombo para pavimentação da rodovia, porém no início do ano anterior os recursos foram retirados pela secretaria de Infraestrutura para investimentos em outras obras no estado, por isso os representantes do sul do estado pedem a devolução do montante para que se concluam as obras da referida serra, que é fundamental para o desenvolvimento da região.

Deputado Patrício Destro (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e comenta a situação de familiares que atuam no processo de rizicultura. [Taquígrafa: Sílvia]