Pronunciamento

José Milton Scheffer - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/05/2023
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Discorre sobre a importância das cooperativas e do associativismo ao pronunciar que o Estado de Santa Catarina é o mais cooperativo do país. Diz que existe 250 cooperativas registradas e acompanhadas pela OCESC, fazendo um trabalho espetacular. Salienta que o pequeno produtor consegue exportar frango, suíno, soja, milho e arroz como se fosse uma grande empresa através do cooperativismo, potencializando a competição e enfrentando as grandes concorrências. Relata que em Santa Catarina as cooperativas iniciaram em 1842 e, ao longo da história, têm transformado a realidade do Estado catarinense. Enfatiza que está no DNA do catarinense o associativismo ao mencionar que as cooperativas de crédito, da área agrícola e de serviços transformam a realidade de Santa Catarina. Cita o exemplo da Aurora na agroindústria; o sistema Sicoob de crédito; a Unimed, e outras da área de energia elétrica, transporte, desenvolvendo cada vez mais o Estado.
Comunica que será instalada a Frente do Cooperativismo da Alesc para dar voz aos cooperativistas, encaminhando políticas públicas, projetos de lei, visando o desenvolvimento econômico. Em tempo, convida os deputados que queiram fazer parte da referida frente para assinarem o termo de adesão.
Deputados Massocco e Lunelli (Aparteantes) - Parabenizam e apoiam o deputado pelo tema abordado, enaltecendo o cooperativismo. [Taquígrafa: Sílvia]