Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/03/2021
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Registra encaminhamento de moção ao Plenário, que irá questionar a decisão do Governo Federal, que cortou verba para pesquisas cientificas e tecnológicas. Ressalta que Santa Catarina, na região de Concórdia, tem a sede da Embrapa Suínos e Aves, e essa instituição salva as exportações do Estado, e boa parte da economia catarinense, graças à produção da agricultura, na criação de Suínos e aves, juntamente com seus agregados que são transformados em derivados.
Informa que no pacote de medidas para combater a pandemia, o Presidente americano liberou 50 bilhões de dólares para pesquisas, ciência e tecnologia, enfim, para ajudar no desenvolvimento e proteção da economia dos americanos. Por isso, questiona por que o Governo brasileiro corta recursos para a mesma área no Brasil, que precisa de investimentos, e não de cortes.
Cita que, inclusive, atualmente no Brasil tem 10 vacinas sendo produzidas, algumas estão em pesquisa, todas elas são advindas de áreas da Pesquisa e Ciência de Universidades Federais. Portanto, num momento de crise que estamos vivendo com relação ao combate a Covid-19, com esse corte de investimentos, vamos ter que depender de outros países.
Afirma que todo o trabalho que é desenvolvido pela Embrapa é muito importante, listando os prejuízos para Santa Catarina, se houver paralisação em termos de pesquisas no Brasil, pois o setor precisa de inovação para o seu desenvolvimento, também para não prejudicar a economia do Estado e do País.
Encerra, apelando ao Governo Federal que volte a fazer investimentos na área, em Santa Catarina, que precisa deste aporte na pesquisa da Embrapa, pois a produção de aves e suínos é que sustentam muitas famílias no campo, e as agroindústrias geram muitos empregos, fazendo com que a economia e as exportações se mantenham fortes. [Taquígrafa: Ana Maria]