Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2019
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Faz um breve relato do que foi vivenciado, ontem, nesta Casa, com relação aos atingidos por barragens. Compareceram várias entidades, movimentos, que colocaram a realidade que estão vivendo, seus sofrimentos e apreensões comparando com o que aconteceu em Brumadinho.
Relembra que hoje, em Santa Catarina, existem 177 barragens, nove delas são de rejeitos, e o governo federal estipulou que 44 dessas barragens deverão passar por uma vistoria.
Ressalta que o próximo passo é ser criada a Frente Parlamentar, e a partir daí, na primeira semana de abril, realizar uma audiência pública em que serão reunidos todos os envolvidos com as barragens, sejam os atingidos, as construtoras, os órgãos fiscalizadores, os municípios. Que sejam analisadas ações que venham prevenir alguns desastres, alguns planos de evacuação, alguns planos de atendimento às famílias que foram realocadas.
Menciona que os bombeiros já fizeram uma vistoria, mas é preciso ter todos esses dados em mãos, e conseguir realmente criar algo prático que mostre que Santa Catarina, com suas 177 barragens, está segura e os catarinenses com sua vida preservada. [Taquígrafa: Eliana]