Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 013ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/03/2019
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Tece comentários sobre a área da Segurança Pública, principalmente sobre a realidade de Santa Catarina. Diz que na sua visão a polícia precisa estar armada, mas não o cidadão, não concorda com a liberação de porte de arma para a população. Cita que quando prefeito de Pinhalzinho, e para manter uma segurança de qualidade em seu município, teve que comprar viaturas e ajudar a manutenção com gasolina. Acrescenta que a Polícia Militar, a Civil e os Bombeiros precisam ser valorizados, ter salário digno. Questiona a qualidade dos presídios catarinenses, dizendo que dos 50 no estado, 44 têm problemas, a estrutura de todos estão abandonadas e sucateadas, sem segurança nenhuma. Solicita mais investimentos para esta área. Destaca que só existe uma forma de vencer a criminalidade, que seria a prevenção, escola integral para as crianças e jovens, áreas de esportes e trabalhos de socialização.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Registra que conhece o sistema prisional do estado, e cita o de São Critóvão do Sul que está pronto há mais de ano para ser inaugurado, o que está faltando é efetivo de policiais, e que o mesmo será de alta qualidade, com emprego para detentos e ressocialização.

Deputada Ada de Luca (Aparteante) - Concorda com o deputado Fabiano da Luz, que os presídios estão lotados, mas que Santa Catarina ainda serve de modelo para outros estados do Brasil. Salienta que acredita na recuperação do detento, e que muitos se transformam em bandidos devido à base familiar que não tem estrutura nenhuma. [Taquígrafa: Ana Maria]