Comunicação

Parlamento catarinense homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga


Simone Sartori
25/06/2026 - 21h25min

Sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Yoga foi realizada na noite desta quinta (25)

Sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Yoga foi realizada na noite desta quinta (25)

FOTO: Bruno Collaço/Agência Alesc

A Alesc realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Yoga. A solenidade, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), reuniu representantes da Embaixada da Índia no Brasil, autoridades, profissionais e praticantes da modalidade para reconhecer personalidades e instituições que contribuem para a difusão do yoga, do ayurveda e das práticas integrativas em saúde.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, com o apoio de 175 países, o Dia Internacional do Yoga busca promover a prática como instrumento para o desenvolvimento humano, a promoção da saúde e da paz. Em Santa Catarina, o yoga integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor da proposição da sessão, o deputado Padre Pedro destacou a importância do reconhecimento institucional ao yoga e ressaltou o papel das práticas integrativas na promoção da saúde integral. “Em Santa Catarina nós instituímos, através de lei, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o yoga faz parte dessas práticas. A presença do embaixador neste momento aqui na Assembleia Legislativa é extremamente importante porque dá sustentação e garantia de que essas práticas deverão ser executadas nos municípios e pelo Estado dentro do sistema de saúde”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou os benefícios da modalidade. “O yoga trabalha a pessoa na sua integralidade. É uma prática altamente positiva porque nos ajuda na concentração, na orientação, na compreensão, e isso é extremamente importante.”

Presente na solenidade, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense e reforçou a importância da disseminação da prática. “Yoga é uma prática milenar. Em todo o mundo se faz yoga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, disse.

O diplomata destacou ainda as ações realizadas durante o mês em celebração ao Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho. “Hoje estamos fazendo yoga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar das pessoas de Santa Catarina.”

Sobre a homenagem recebida, Bhatia afirmou que o reconhecimento simboliza o apoio das lideranças catarinenses às relações entre Brasil e Índia. “Quando isso acontece na Assembleia, significa que a liderança do Estado está conosco. É um sinal muito importante para a Índia, para a Embaixada e para mim pessoalmente.”

Confira a relação dos homenageados:

  • Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia – pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e do ayurveda;
  • Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil;
  • Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima – pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda – pela divulgação do yoga, do ayurveda e da cultura indiana;
  • Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi – pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) – pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil;
  • Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – pela promoção e fortalecimento do yoga;
  • Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão – pela promoção e fortalecimento do yoga;
  • Alésio dos Passos Santos – pelo cultivo de plantas medicinais;
  • Álvaro Otávio Ribeiro da Silva;
  • Amalha Iatarola Furtado;
  • Anand Nirgun;
  • Camila Reitz;
  • Christiane Ceron;
  • Ciliane Bedin;
  • Marcos Rosso Alves;
  • Sahil Singh;
  • Tassiana Gemelli;
  • Vanessa Santetti.

Seminário debate saúde, bem-estar e autoconhecimento por meio do yoga
Durante o dia, a Comissão de Saúde da Alesc promoveu o Seminário de Yoga, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em alusão ao Dia Internacional do Yoga. A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana para debater o papel do yoga e do ayurveda na promoção da saúde, do bem-estar e do autoconhecimento.

A programação contou com palestras, debates, apresentações culturais e aula prática de yoga, além da participação de representantes da Embaixada da Índia no Brasil, especialistas nacionais e internacionais e integrantes de instituições ligadas à difusão do yoga e do ayurveda. O evento foi promovido pela Embaixada da Índia no Brasil, pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, pelo gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.

O diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda e segundo secretário para Política Comercial da Embaixada da Índia, Anupam Kishore, lembrou que esta é a 12ª edição do Dia Internacional do Yoga e destacou que a prática deve ser incorporada ao cotidiano. “O tema deste ano é envelhecer com saúde. A essência do yoga é a união do corpo, da mente e do espírito. Em uma época em que as pessoas convivem com estresse, ansiedade e os desafios do envelhecimento, é importante parar, respirar e olhar para si mesmo para manter a saúde”, afirmou.

Segundo ele, a prática regular pode contribuir para uma vida mais saudável. “É importante integrar o yoga durante os 365 dias do ano para que as pessoas possam envelhecer com saúde.”

Para a presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur), Noeli de Oliveira Toledo, a realização do evento no Parlamento fortalece a valorização das práticas integrativas no âmbito das políticas públicas. “Quando as casas legislativas se abrem para um tema como esse, é algo grandioso. O yoga e o ayurveda fazem parte das práticas integrativas e complementares do SUS e eventos como este ajudam a ampliar a compreensão sobre sua importância”, destacou.

Ela também ressaltou que o yoga vai além da prática corporal. “O yoga não é apenas uma série de posturas ou uma ginástica. É uma filosofia de vida que auxilia as pessoas a acalmar a mente e o espírito, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.”

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias