Comunicação

Comissão mista do El Niño recebe secretário da Defesa Civil nesta quinta-feira


Pedro Schmitt
24/06/2026 - 14h56min

Comissão mista do El Niño recebe secretário da Defesa Civil nesta quinta-feira

Foto: Daniel Conzi/Agência Alesc

A Comissão Mista criada na Assembleia Legislativa para tratar sobre as providências que estão sendo adotadas no âmbito estadual em prevenção aos possíveis efeitos do fenômeno El Niño vai receber, nesta quinta-feira (25), às 15h, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

O encontro foi acordado esta semana, e referendado na reunião de instalação da Comissão Mista, pelo presidente eleito para conduzir os trabalhos, deputado Alex Brasil (PL).

O objetivo é ter conhecimento das providências que o Estado está adotando para mitigar os possíveis efeitos de desastres naturais, que são apontados por meteorologistas como prováveis em razão das previsões de chuvas intensas nos próximos meses.

A comissão mista é formada por sete deputados integrantes de comissões permanentes da casa legislativa, todas com atribuições convergentes ao tema de sua proposição, ou seja, os possíveis eventos extremos que o El Niño possa causar em Santa Catarina, como enchentes, deslizamentos, enxurradas, prejuízos econômicos e danos à população.

Alex Brasil foi eleito presidente da Comissão em sessão de instalação realizada na segunda-feira (22). O deputado Sérgio Guimarães (União) é o vice-presidente, e o deputado Matheus Cadorin (Novo) foi eleito relator.

Também integram o colegiado os deputados Volnei Weber (MDB), Napoleão Bernardes (PSD), Marquito (Psol) e Camilo Martins (PL).

Interesse amplo e necessário

Sérgio Guimarães, na ocasião, queixou-se da baixa adesão de prefeitos convidados para participarem de reunião da Bancada da Grande Florianópolis que discutiu as necessidades dos municípios em relação a possíveis intervenções da Defesa Civil em casos de desastres climáticos. “Vieram somente nove e dois mandaram representantes dos 22 municípios da região, mas todos deveriam estar presentes”.

Alex Brasil também adiantou que uma das possíveis sugestões ao secretário é a formação de um fundo emergencial que possa socorrer sem burocracias os prefeitos de municípios que forem atingidos por qualquer fenômeno, para garantir a assistência imediata da população.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias