
Prazo estendido para inscrições no edital 2025
O prazo para inscrições no edital 2025 da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC – foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 8 de agosto.
A mudança do prazo ocorreu devido à alta procura e ao interesse demonstrado pelas organizações e empresas em participar da 14ª edição da certificação. O objetivo é garantir que mais instituições comprometidas com práticas sustentáveis, éticas e socialmente responsáveis tenham a oportunidade de formalizar sua inscrição e concorrer ao reconhecimento público.
Os interessados podem realizar as inscrições pelo site responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br.
Reconhecimento de ações sustentáveis e éticas
Criada pela Assembleia Legislativa por meio da Lei 12.918/2004, a iniciativa visa reconhecer ações desenvolvidas em Santa Catarina em prol da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. As inscrições são gratuitas e podem participar:
- Empresas privadas
- Cooperativas
- Entidades do terceiro setor
- Instituições públicas
Para concorrer, os interessados precisam apresentar o balanço social e comprovar a publicidade de suas ações.
Certificação valoriza práticas socioambientais
Será a 14ª edição da Certificação de Responsabilidade Social. Além de certificar as organizações que buscam incorporar a responsabilidade socioambiental em seu dia a dia, a iniciativa da Assembleia estimula:
- A elaboração e divulgação do Balanço Social
- O fortalecimento das práticas de cidadania organizacional
- A troca de experiências e disseminação de tecnologias sociais
- O alinhamento com os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
Comissão organizadora do certame
O certame é organizado pela Comissão Mista de Certificação da Responsabilidade Social, composta por representantes de instituições como:
- Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
- Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC)
- Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam)
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC)
- Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc)
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
- Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc)
- Movimento Nacional ODS Santa Catarina
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae-SC)
- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC)
Com a colaboração de Fabricio Escandiuzzi

