
Os 80 anos de fundação do Colégio Sagrada Família, no município de Forquilhinha, no Sul do estado, foram celebrados na noite de sexta-feira (20). Um ato solene realizado pela Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), lotou as dependências do ginásio de esportes da instituição. Autoridades, pais, alunos, professores e gestores que contribuíram para as conquistas e avanços da metodologia de ensino desenvolvida pelo colégio prestigiaram a homenagem, que contou com apresentações artísticas.
Um breve relato da trajetória da instituição desde sua fundação em 18 de novembro de 1935, com a vinda de cinco Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) da Alemanha, revelou o empenho e dedicação das religiosas para concretizar a iniciativa, que há oito décadas vem desenvolvendo, por meio do ensino, o crescimento humano, tanto nas relações interpessoais, como na apropriação do conhecimento. O colégio é mantido pela Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho, com sede em Porto Alegre, e segue o princípio de que a educação pode transformar as pessoas e mudar o mundo.
Natural de Criciúma e representante da região Sul no Parlamento, Minotto destacou que a homenagem é o reconhecimento ao que o colégio representa para o desenvolvimento do município e região. Na condição de ex-aluno, o parlamentar mencionou que foi durante sua passagem pela escola que encontrou o valor da fraternidade. “Esta instituição representa um marco para Forquilhinha, pela sua prática pedagógica aplicada, no entendimento de que o homem é o sujeito da história e agrega valores”, revelou.
À frente da direção do colégio desde 2009, a irmã Ana Maria Dal Toé destaca que a motivação constante dos educadores de se comprometerem e se empenharem na construção de saberes e aperfeiçoamento das suas habilidades e competências tem feito a diferença no ensino oferecido e, consequentemente, refletido na sociedade. Ela explica que desenvolver a formação integral da pessoa como um ser consciente, responsável, crítico e comprometido, capaz de descobrir o seu potencial e colocá-lo a serviço da humanização da terra por meio de uma educação cristã, requer dedicação e valores. “Essa foi a proposta de valores trazida pelas irmãs vindas da Alemanha, juntamente com a sua principal bagagem. Uma experiência de vida movida pelo amor ao ensino e à educação”, resgatou.
De acordo com a psicopedagoga Blanca Estilo Rodriguez Guibernal, a instituição é considerada um importante centro educacional, que atende alunos de diferentes bairros de Forquilhinha e municípios vizinhos como Criciúma e Nova Veneza. Ao enfatizar que o Colégio Sagrada Família agrega valores a cada ano, a educadora salientou que o objetivo principal é possibilitar que o aluno seja ator de seu processo educativo, numa visão integral de pessoa, inserido num contexto histórico sociocultural. “A finalidade é formar cidadãos capazes de compreender, analisar e intervir na realidade com responsabilidade e compromisso frente aos novos desafios”, frisou.
Entre os homenageados da noite, a irmã Cecília Martinello atribuiu a homenagem a todos os colaboradores do colégio ao longo dos anos. Segundo ela, o sentimento é de gratidão. “A verdadeira educação é aquela que humaniza e transforma”, acredita.
Irmã Cecília declarou que a finalidade da instituição é oportunizar a construção do conhecimento, promovendo no aluno a capacidade de resolver problemas, além de poder se relacionar nos diversos espaços sociais. “Formamos cidadãos que respeitem as diferenças culturais, além de desenvolver uma consciência ecologicamente integrada, visando a uma sociedade fundamentada na solidariedade, na ética e na justiça”, pontuou.
Ao longo dos anos, a instituição foi dirigida pelas irmãs Maria Norberta Ogniewski, Izélia Padoin, Izabel Eyng, Ana Maria Dal Toé, Adelinde Westrup, Veroni Tremesinha Madeiros, Cecília Martinello, Rosenilde Rosa da Silva Acácio e Isolene Lofi.

