Pronunciamento

Romildo Titon - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/03/2019
DEPUTADO ROMILDO TITON (Orador) - Inicia o discurso, felicitando os novos deputados e deseja que consigam retribuir à altura o desejo dos seus eleitores.
Comenta que a cidade de Campos Novos completará 138 anos de emancipação e informa que é um município que contribui para o desenvolvimento através do agronegócio. Informa que os primeiros moradores eram indígenas que viviam da pesca e caça. Complementa que durante a construção da Estrada de Ferro de Rio Grande do Sul à São Paulo, um movimento de tropeiros foi responsável por trazer novos moradores para a região de Campos Novos, e que este movimento introduziu a cultura do chimarrão, do churrasco e de costumes gauchescos.
Registra que até 1895, Santa Catarina possuía apenas 11 municípios e que Campos Novos já fazia parte, e mesmo após as divisões territoriais no estado, Campos Novos continua sendo um dos maiores municípios em termos de dimensão territorial.
Comenta que em 1970, o cooperativismo na agricultura transformou Campos Novos no maior produtor de grãos do estado. Hoje são aproximadamente doze cooperativas na região e o município possui a maior capacidade de armazenamento de grãos do estado. Diz, ainda, que o desenvolvimento do município também se dá pela privilegiada posição geográfica, situando-se entre rodovias importantes do estado, localizando-se próximo aos portos do litoral e as capitais de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Comunica que, enquanto prefeito de Campos Novos, priorizou a economia agrícola e assim conseguiu, para a cidade, o título de Celeiro de Santa Catarina.
Reforça que a agricultura do município é um dos pilares da economia e possui uma diversidade na produção de grãos, dando destaque ao milho, chegando a produzir 10 toneladas por hectare, e também cita a produção e a exportação da soja. Informa que o IBGE destacou Campos Novos como um dos 100 municípios brasileiros que possuem os maiores PIBs agropecuários. Destaca que os setores da pecuária bovina, suína e avicultura colaboram com o desenvolvimento da cidade.
Comenta que o setor elétrico também é destaque na cidade. A hidroelétrica de Campos Novos gera aproximadamente 25% do consumo de energia do estado, além de ser a quarta estrutura mais alta do mundo, possibilitando que tenha um grande reservatório. Complementa, informando que a Coopercampo possui um projeto em andamento na área de energia renovável.
Para finalizar enaltece também os destaques no setor metalúrgico e na religiosidade, comentando sobre o evento Romaria de Nossa Senhora Aparecida. [Taquígrafa: Sílvia]