Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/04/2015
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, quero aqui cumprimentar e agradecer a presença do prefeito do município de Otacílio Costa, nosso amigo e companheiro, sr. Tio Ligas, sendo que amanhã o governador do estado estará lá assinando um convênio com o município na ordem de R$ 19 milhões para a execução da ETE.
Também quero cumprimentar todos os servidores da Justiça que se encontram aqui presentes. Eu, como advogado, sou testemunha do belo trabalho de vocês, da dedicação e do empenho de todos. E quero dizer a todos que estamos juntos nessa luta na defesa da garantia dos seus direitos.
(Palmas das galerias)
Quero aqui prestar uma homenagem ao Dia do Trabalhador, em nome do meu partido, em nome de todos os companheiros do PDT do estado de Santa Catarina e trago aqui essa mensagem.
(Passa a ler.)
"O dia do trabalho, criado em Paris, na França, em 1889, é uma data comemorativa e de celebração das conquistas dos trabalhadores, como homenagem às lutas sindicais conhecidas como a Revolta de Haymarket, em Chicago.
Ao longo de sua trajetória histórica espalhou-se mundo afora e hoje é comemorado em centenas de países, dentre eles Portugal, Rússia, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos e Japão.
No Brasil o dia 1º de maio foi declarado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes em 1925 e se consolidou na era Vargas, especialmente porque o país entrava na industrialização. Os movimentos sindicais começavam a se organizar, por conta da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) promulgada por Getúlio Vargas e pela criação do ministério do Trabalho.
O mundo do trabalho impacta diretamente sobre a economia global e os movimentos dos trabalhadores se fortificam, porque para onde vai o capital produtivo o trabalho vai atrás gerando novas classes de trabalhadores com ganhos políticos e sociais, novas oportunidades de empregos e condições de trabalho decente.
No contexto do mundo globalizado, enquanto ocorrem demissões em massa na Europa e nos Estados Unidos, no Brasil vem-se mantendo os empregos e em Santa Catarina o cenário aponta para 53.887 novas vagas de trabalho com carteira assinada em 2014. E o estado vem liderando a geração de empregos nos últimos três meses de acordo como o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged).
O saldo positivo de empregos mostra, sr. presidente, a robustez e o vigor de nossa indústria de Santa Catarina, mas, sobretudo, a força do trabalhador e a qualidade dos serviços por ele executado.
O meu partido, o PDT, herdeiro do trabalhismo histórico de Getúlio Vargas e de João Goulart, na vanguarda das lutas pelos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, tem no ministério do Trabalho e Emprego o sr. ministro Manoel Dias, um exemplo de coerência política e espírito público, que muito nos honra e nos orgulha.
A sua competente gestão no MTE sob um novo paradigma de resgate do protagonismo histórico daquele ministério é emblemático no compromisso inalienável com o diálogo social entre trabalhadores e empregadores, com a melhoria dos equipamentos de trabalho como os Sines e as Superintendências Regionais dos Trabalhos por todo o nosso Brasil. A modernização dos mecanismos de fiscalização e monitoramento, a implantação da Carteira Digital, o Cartão Eletrônico do Serviço de Biometria no Seguro-Desemprego, a criação das Estações de Trabalho e do Portal Mais Emprego, para dar qualidade e celeridade aos serviços oferecidos aos trabalhadores, mas, representa, sobretudo, o seu compromisso inquestionável com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a sua inclusão produtiva e social como sujeitos emancipadores do presente e do futuro.
Neste dia especial queremos parabenizar os trabalhos e as trabalhadoras catarinenses e partilhar com eles suas lutas.
O nosso mandato se constitui em instrumento de dialogo social entre trabalhadores e empregadores, de mediação de conflitos, de construção de ideias e de consensos, de defesa dos direitos sociais e trabalhistas na perspectiva de um desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e socialmente justo.
Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras, e aos servidores do nosso estado de Santa Catarina."
Muito Obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)