Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/04/2019
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Tece comentários a respeito do programa InfoAgro, que tem por finalidade divulgar, em conjunto com a Epagri, Ciasc e Secretaria da Agricultura, os dados do agronegócio no estado de Santa Catarina. Menciona que durante sua atuação como secretário da Agricultura foi elencada a questão de unir os dados e agora as informações detalhadas estão juntas, o que considera salutar para o setor.
Comenta que a cada dez pessoas produtoras rurais, apenas duas são mulheres, e analisa que as mesmas estão abandonando o campo ao afirmar que isso ocorre porque elas se sentem desprestigiadas. Também demonstra preocupação com a faixa etária dos agricultores, que passa dos 60 anos, e salienta a necessidade de se rever tal fato, pois são 400 mil pessoas que saíram do campo. Enfatiza que o estado é modelo na agricultura e precisa de uma política que vá ao encontro dos produtores agrícolas. Complementa ao dizer que os municípios pequenos muitas vezes oferecem melhores condições de vida aos agricultores.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Corrobora o tema trazido pelo deputado e alerta sobre a violência que a mulher sofre no campo, o que também contribui para que a mesma abandone a agricultura.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza a fala do deputado e enfatiza que os benefícios fiscais fazem com que o agricultor permaneça no campo. [Taquígrafa: Sílvia]