Pronunciamento

Milton Hobus - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/11/2017
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Cumprimenta o deputado Roberto Salum, desejando que seja bem-vindo para dar continuidade à atuação sempre positiva no Parlamento, muito bem representando o povo catarinense.
Fala do projeto que foi assinado no dia anterior, com a CPRM, na Secretaria de Estado da Defesa Civil, contando com a presença do governador Raimundo Colombo. Ressalta que é um projeto inédito no Brasil, com um aporte financeiro de R$ 20,7 milhões, destacando que geólogos do governo federal trabalharão nos 295 municípios catarinenses para mapear as áreas de risco e produzir um sistema de alerta preventivo. Menciona que, neste mesmo evento, houve a assinatura de um protocolo de intenções com a Udesc, Furb e Universidade Federal para iniciar, a partir do próximo ano, um trabalho de capacitação para operar esse sistema de gerenciamento de desastres que estará integrado em todos os municípios.
Enfatiza que na Secretaria de Estado da Defesa Civil há apenas cinco pessoas que não são do quadro efetivo do estado, o secretário, a procuradora jurídica, uma secretária, e dois técnicos, explicando que a reforma, que será votada na CCJ na próxima semana, vai dar condições da criação de uma estrutura para que o centro possa funcionar, fazendo um ajuste nas gratificações e criando áreas técnicas para que funcionários estaduais de outros órgãos possam ser reaproveitados, sem gerar custo adicional ao estado.
Também registra a presença do governador Raimundo Colombo no Alto Vale do Itajaí, praticando atos importantes em vários municípios, e informa que às 18h30, estará em Rio do Sul para visita ao novo Centro de Oncologia do Hospital Regional Alto Vale, em que assinará convênio que possibilitará o funcionamento do centro, levando àquela região serviços de quimioterapia e cirurgias. Lá também assinará um convênio com a Apae para construção de uma nova sede fora da área de inundações que prejudicam o bom atendimento das pessoas com deficiência.
Em tempo, comunica que nesta mesma noite, o governador entregará para o Exército Brasileiro, Batalhão Ferroviário de Lages, a Ordem de Serviço para a construção da Ferrovia Turística de Santa Catarina, com 12,6 quilômetros, enriquecendo o turismo do Vale Europeu Catarinense. Finda seu pronunciamento agradecendo a visão do governador Raimundo Colombo, por prestigiar todas as regiões do estado. [Taquígrafa: Sara]