Deputados

Deputados

Marlene Fengler

 PSD

Dados Pessoais

Nascimento:
08 Junho 1968
Escolaridade:
Superior Completo
Origem:
Itapiranga /
Gabinete:
037
Contatos:
  • (48) 3221-2692
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

21/08/2019 - 074 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Comenta encontro com os produtores da região oeste do estado, percebendo a angústia dos mesmos em relação ao término dos incentivos fiscais para os defensivos agrícolas. Fala que o uso de defensivo é fundamental para a produtividade e a competitividade no agronegócio, salientando que os produtores querem usar menos agrotóxicos, mas, ao mesmo tempo, tem que haver alternativas quanto ao uso de tecnologias, pesquisas, inovação e a ciência. Menciona que o

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano

074ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/08/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Comenta encontro com os produtores da região oeste do estado, percebendo a angústia dos mesmos em relação ao término dos incentivos fiscais para os defensivos agrícolas. Fala que o uso de defensivo é fundamental para a produtividade e a competitividade no agronegócio, salientando que os produtores querem usar menos agrotóxicos, mas, ao mesmo tempo, tem que haver alternativas quanto ao uso de tecnologias, pesquisas, inovação e a ciência. Menciona que o (...)

045ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/05/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre a respeito dos direitos humanos, e principalmente sobre violência contra a mulher. Registra que iniciou, em data anterior, uma série de seis audiências públicas para tratar do assunto, no município de Joinville. Conta que o encontro reuniu cerca de 80 pessoas na sede da Unesc, sendo extremamente esclarecedor e produtivo. Ressalta a participação de representantes do Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público de (...)

039ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/05/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Traz à tribuna um assunto recorrente, feminicídio, sobre o qual vê a necessidade urgente de estudos para entendimento das causas, bem como traçar estratégias que produzam resultados, capazes de provocar profundas mudanças e reverter as estatísticas. Fala dos diversos tipos de violência contra a mulher, além do feminicídio, e ilustra o seu pronunciamento divulgando alguns áudios de ligações que foram feitas ao número 190, por mulheres que estavam exposta (...)

032ª SESSÃO ORDINÁRIA

24/04/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Tece comentários a respeito da viagem a Brasília como coordenadora da Bancada do Oeste e representado a Assembleia Legislativa para tratar do Contorno Viário da Grande Florianópolis, relatando os resultados obtidos na audiência com o Fórum Parlamentar Catarinense, que é presidido pelo deputado federal Peninha. Tratou-se a questão da situação das rodovias do oeste, em especial a BR-282, bem como as estradas do estado. Destaca que o ministro da Infraestrutura, (...)

022ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/03/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Inicia lamentando o fato de haver uma veiculação predominante nas mídias sobre violência, corrupção e acontecimentos negativos. Comenta que o excesso de notícias ruins acaba gerando sensação de desalento e desesperança. Ressalta que, apesar de haver muitos escândalos, crimes, acidentes, desastres, existem muitos acontecimentos bons nos quais quer focar, valorizando e divulgando aqueles que produzem as boas atitudes e boas práticas. Afirma que adot (...)

017ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/03/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Registra que participou, como Coordenadora da Bancada do Oeste, de encontro em Chapecó, promovido pela Facisc. Comenta que a reunião foi considerada histórica e, contou com a presença maciça de empresários, parlamentares estaduais e federais, e com a vice-governadora Daniela Reihner. Destaca que o debate e discussões focaram as deficiências de infraestrutura da região e como resolver, pois é considerada a área mais desassistida do estado. Menciona que vivemos (...)

009ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/02/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Por ser membro da comissão de Direitos Humanos, comenta sobre o debate que se encontra no Supremo Tribunal Federal em relação à criminalização da homofobia e transfobia, que devido à lacuna deixada pelo Congresso Nacional, que não legislou o assunto e iniciou em 2006, já havia necessidade de penalizar atos homofóbicos com uma legislação específica, e o tema foi para o aguardo de uma reforma do Código Penal, bem como o PL n. 7.582/2014, que trata dos crimes de (...)

004ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/02/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Declara sentir-se grata e feliz por estar neste Parlamento como representante de todos os catarinenses, em especial do povo do oeste e da Grande Florianópolis, além dos 256 municípios onde recebeu votos, desejando trabalhar incansavelmente pelo bem de todos. Também destaca que esta é uma nova experiência, pois trabalhou muitos anos como assessora política, aqui e no Senado, sendo a primeira mulher chefe de gabinete da Presidência desta Casa. Considera (...)

Dirigida ao Governador do Estado solicitando a adoção de políticas visando a implantação de um programa para o agricultores catarinenses que produzem produtos orgânicos ou que venham a reduzir o uso de agrotóxicos, bem como, investimentos em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de insumos biológicos capazes de substituir os agroquimicos.
10/09/2019
Marlene Fengler
Dirigida ao Governador do Estado solicitando que instaure o processo de tombamento do túmulo da ex-Deputada Estadual Antonieta de Barros, com vistas a manutenção do patrimônio como bem cultural e histórico.
03/09/2019
Marlene Fengler
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0135.4/2016, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios, no âmbito do Estado de Santa Catarina, informarem aos produtores de leite, na ocasião do pagamento, o valor mínimo a ser pago pelo litro de leite no mês subsequente.".
13/08/2019
Marlene Fengler
Altera a Lei nº 14.203, de 2007, que "Autoriza regime especial de atendimento, para fins de renda e emprego, às mulheres vítimas de violência conjugal", com a finalidade de abranger todas as formas de violência doméstica.
03/07/2019
Marlene Fengler
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0135.4/2016, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios, no âmbito do Estado de Santa Catarina, informarem aos produtores de leite, na ocasião do pagamento, o valor mínimo a ser pago pelo litro de leite no mês subsequente.".
09/05/2019
Marlene Fengler
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0135.4/2016, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios, no âmbito do Estado de Santa Catarina, informarem aos produtores de leite, na ocasião do pagamento, o valor mínimo a ser pago pelo litro de leite no mês subsequente.".
08/05/2019
Marlene Fengler
Solicitando ao Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação, informações acerca do aumento abusivo dos preços das passagens aéreas da companhia Azul, nos trechos de Florianópolis a Chapecó e de Chapecó a Florianópolis, após o cancelamento de tais vôos pela companhia Avianca.
07/05/2019
Marlene Fengler
Solicitando ao Secretário de Segurança Pública informações acerca dos motivos que justifica a desativação do Posto de Atendimento do Instituto Geral de Perícia no Município de São José.
30/04/2019
Marlene Fengler
Solicitando ao Secretário da Educação informações acerca do início das obras de cobertura da quadra de esportes da Escola Básica Professora Silveira de Matos, no Município de Santo Amaro da Imperatriz.
27/03/2019
Marlene Fengler
Institui a Semana de Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica, no âmbito do Estado de Santa Catarina. Dentro deste projeto foi apensado o PL./0116.1/2019 Dentro deste projeto foi apensado o PL./0116.1/2019
21/03/2019
Marlene Fengler
13/09/2019

As inscrições para os cursos a distância (EaD) da Escola do Legislativo da Alesc se encerram na segunda-feira (16). Estão disponíveis neste mês 12 cursos, incluindo dois novos: Relações Interpessoais e Feminicídio e Questões de Gênero. Ambos os cursos, lançados nos dois anos de operação da plataforma EaD no começo deste mês, integram um pacote de quatro novas opções resu (...)

12/09/2019

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco nesta quinta-feira (12) do 1º Ciclo Nacional de Debates Mulheres na Arquitetura, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O evento, aberto no começo da tarde, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wrignt, contou com a parceria da Bancada Feminina da Alesc na realização. O tema do encontro foi Cidades Inclusi (...)

12/09/2019

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira (12) a primeira edição do Ciclo de Debates Mulheres na Arquitetura - Cidades Inclusivas para as mulheres. O evento foi promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Bancada Feminina do parlamento estadual e Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O encontro discutiu a elaboração de políticas para a adequação dos centros urbanos para ao atendimento das n (...)