Deputados

Deputados

Marlene Fengler

 PSD

Dados Pessoais

Nascimento:
08 Junho 1968
Escolaridade:
Superior Completo
Origem:
Itapiranga /
Gabinete:
037
Contatos:
  • (48) 3221-2692
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

26/08/2020 - 057 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Reforça o que a deputada Luciane e o deputado Vicente falaram com relação às escolas privadas de ensino infantil, destacando a necessidade do Governo do Estado pensar em um programa de apoio, pois se já existe um déficit de 10 mil vagas no ensino infantil, dá para imaginar qual será esse índice, a partir do ano que vem, quando as crianças que estariam em escolas privadas forem para o ensino público. Relata que, em relação à volta das aulas, fez um pedido

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano

057ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/08/2020

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Reforça o que a deputada Luciane e o deputado Vicente falaram com relação às escolas privadas de ensino infantil, destacando a necessidade do Governo do Estado pensar em um programa de apoio, pois se já existe um déficit de 10 mil vagas no ensino infantil, dá para imaginar qual será esse índice, a partir do ano que vem, quando as crianças que estariam em escolas privadas forem para o ensino público. Relata que, em relação à volta das aulas, fez um pedido (...)

037ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/07/2020

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Aproveita a oportunidade para parabenizar a Mesa Diretora pela iniciativa de disponibilizar recursos ao Governo do Estado, destinando-o ao atendimento das famílias atingidas pelas catástrofes. Solidariza-se com todos os catarinenses, pois todo o Estado foi duramente prejudicado. [Taquígrafa: Sara] (...)

024ª SESSÃO ORDINÁRIA

12/05/2020

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre sobre a crise da administração pública em Santa Catarina e manifesta insatisfação com a atual gestão. Diz que os Parlamentares têm a responsabilidade de cobrar ações efetivas do Governo de Estado neste delicado momento, pois Santa Catarina precisa urgentemente expandir as unidades de UTI, criar mais leitos nos hospitais, adquirir aparelhos respiradores, entre outras demandas. Relata que, além da pandemia, a população está preocupada com os gover (...)

010ª SESSÃO ORDINÁRIA

27/02/2020

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Começa a sua fala com uma frase na qual acredita muito: "quando nos unimos por uma causa, produzimos mudanças". E isso aconteceu no comecinho de 2019, com a constituição da Bancada do Oeste. Agradece a confiança de ter sido escolhida para coordenar o grupo no primeiro ano, bem como a confiança e o apoio de parlamentares com mais conhecimento e experiência. Considera que a Bancada do Oeste é hoje um colegiado consolidado e reconhecido, não só aqui (...)

008ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/02/2020

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre sobre mais um caso de feminicídio, ocorrido em um colégio estadual localizado no bairro Campeche, Município de Florianópolis. Conta que a vítima, diretora da escola, foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro dentro do seu local de trabalho. Elenir de Siqueira Fontão já havia registrado queixa na Polícia Militar contra o agressor. Cita relatório da ONU apontando que 17,8% das mulheres no planeta afirmaram sofrer violência física ou sexual de (...)

118ª SESSÃO ORDINÁRIA

11/12/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Comenta que esteve em Brasília, discutindo com os deputados federais da região oeste de Santa Catarina para que se mantenham os R$ 100 milhões consignados para a BR-282, pois há risco de não serem aprovados por se tratar de recursos discricionários. Também tratou com o DNIT e a Deputada Caroline de Toni sobre a BR-163, que possui R$ 50 milhões também consignados e discricionários. Afirma que apresentou vídeos e fotografias sobre a situação da rodovia, e (...)

111ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/11/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre sobre a noite anterior, quando a Casa Legislativa homenageou pessoas e instituições que prestam relevantes trabalhos à sociedade. Elenca a Doutora Delegada da Polícia Civil, Patrícia Zimmermann, pela excelência do seu trabalho e pelo ser humano que é. Comenta a felicidade vivenciada, porém, ao chegar em casa, recebeu a trágica notícia da morte de Cristiane, 32 anos, conhecida sua, no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, (...)

094ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/10/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Parabeniza todos os professores pelo dia de hoje, considerando a profissão a mais importante de todas. Procede apresentação de vídeo, mostrando pessoas de várias idades usando celular em vários lugares. Justifica o mesmo, comentando que o que se vê no vídeo não é um exagero, é a realidade que vivemos atualmente, dentro das casas, nos restaurantes e nas ruas. Cita pesquisa que mostrou que no Brasil 60% dos adultos tem celular com acesso à internet, o que (...)

091ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/10/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Relata com alegria que, na semana anterior, 800 mulheres lotaram o auditório da Assembleia Legislativa para participar do evento que tratava da participação das mulheres na política. Comenta que eram mulheres com verdadeiro interesse de ingressar no cenário político. Acrescenta que esteve em São Miguel do Oeste, e lá teve a oportunidade de discursar para uma plateia de quase 200 mulheres de todas as idades. Por outro lado, comenta que neste ano, até a present (...)

074ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/08/2019

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Comenta encontro com os produtores da região oeste do estado, percebendo a angústia dos mesmos em relação ao término dos incentivos fiscais para os defensivos agrícolas. Fala que o uso de defensivo é fundamental para a produtividade e a competitividade no agronegócio, salientando que os produtores querem usar menos agrotóxicos, mas, ao mesmo tempo, tem que haver alternativas quanto ao uso de tecnologias, pesquisas, inovação e a ciência. Menciona que o (...)

Dirigida ao Governador do Estado, solicitando a adoção de medidas administrativas visando isentar do recolhimento da taxa de outorga de direito de uso de recursos hídricos os agricultores que trabalham com a produção de proteína animal.
22/09/2020
Marlene Fengler
Garante o direito à presença de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais, maternidades e estabelecimentos similares da rede pública e privada de saúde do Estado de Santa Catarina.
27/08/2020
Marlene Fengler
Apelando ao Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, apoio para a aprovação do Projeto de Lei nº 2997 de 2020, que "Modifica a Lei nº 7.498, de 25 de julho de 1986, estipulando a jornada de 30 horas semanais e cria o piso salarial nacional do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem e parteiras".
19/08/2020
Marlene Fengler
Torna obrigatório o oferecimento de treinamento aos pais e responsáveis de recém-nascidos sobre primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
13/08/2020
Marlene Fengler
Manifestando, ao Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina, apoio pela solicitação encaminhada ao Governo do Estado, da suspensão pelo período de dezoito meses da incidência do ICMS nos produtos adquiridos pelas escolas particulares ao Governo do Estado.
11/08/2020
Marlene Fengler
Solicitando, ao Secretário de Estado da Fazenda, informações acerca do planejamento do Governo para a liberação dos recursos das emendas não impositivas destinadas a área de Assistência Social.
11/08/2020
Marlene Fengler
Solicitando, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, informações acerca da distribuição de recursos para a execução dos serviços de assistência social nos municípios de Santa Catarina.
11/08/2020
Marlene Fengler
Solicitando ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, informações acerca da pavimentação da Rodovia SC-486, em especial o trecho que liga as cidades de Botuverá e Vidal Ramos.
03/08/2020
Marlene Fengler
Dispõe sobre o videomonitoramento de obras públicas custeadas direta ou indiretamente, total ou parcialmente, com recursos da Administração Pública Direta ou Indireta do Estado de Santa Catarina e adota outras providências.
22/07/2020
Marlene Fengler
Solicitando, ao Secretário de Estado da Saúde, informações acerca das solicitações feitas pelo Sindasaúde/SC de ajustes na MP 228/2020 para que as medidas da referida norma alcance toda a categoria.
21/07/2020
Marlene Fengler
22/09/2020

A matéria foi discutida nesta terça-feira (22) e segue para análise em outras comissões Os centros de educação infantil, escolas e creches particulares, consideradas essenciais para a população de Santa Catarina, terão autonomia para que retomem as atividades mesmo com a decretação de estado de calamidade, emergência, epidemia ou pandemia. A matéria faz parte do Projeto de Lei 274/2020, do dep (...)

22/09/2020

Nesta terça-feira (22), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou projetos de lei que preveem novas normas para obras públicas do Estado. Um deles é o PL 231/2020, de autoria da CPI da Ponte Hercílio Luz, que encerrou os trabalhos no final de 2019. O texto cria a figura do manual de manutenção, que deve ser entregue no momento de inauguração das obras contratadas pelo go (...)

22/09/2020

A Comissão de Constituição Justiça aprovou por unanimidade nesta terça-feira (22) dois projetos de leis de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD). Um prevendo o videomonitoramento de obras executadas com recursos públicos e outro instituindo a obrigatoriedade de hospitais e maternidades de oferecerem aos pais de recém-nascidos treinamento de primeiros socorros caso o bebê se engasgue. O PL 270 obriga os hospitais e maternida (...)