Pronunciamento

Kennedy Nunes - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2019
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Faz comentários sobre as fake news, lamentando que no momento elas tenham mais valor do que a notícia verdadeira. Também considera muito negativo o fato de pessoas repassarem informações sem verificar a veracidade das mesmas. Alerta que a questão é muito grave, que perfis falsos são feitos no intuito de conseguir seguidores e fazer vendas.
Fala também da responsabilidade dos jornalistas checarem as fontes antes de publicar, o que muitas vezes não acontece hoje, pois o ritmo da informação está impondo uma velocidade à notícia, não importando se ela é verdadeira ou não, o que importa é se ela vai viralizar ou não. Diz que este momento da sociedade é muito perigoso, pois foi oferecida uma ferramenta sem a instrução de uso, no sentido de ser eticamente responsável na questão do conteúdo.
Apresenta um vídeo com a fala de jornalistas das emissoras de rádio e televisão catarinense, chamando a atenção das pessoas para quem realmente tem responsabilidade com relação às notícias. Parabeniza a Acaert pela união de todos os profissionais, de todos os veículos do estado.
Pede atenção dos Deputados e Senadores para a Medida Provisória que tenta extinguir a profissão de repórter, de radialista, e critica a mesma, pois vai destruir a atividade, estando na contramão do movimento pela busca da verdade. Traz o pedido do Sindicato dos Radialistas e Jornalistas de Santa Catarina, que temem pelo rumo da situação.

Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo pronunciamento, e pela Presidência da Unale, que é uma posição estratégica para debater este tema em nível nacional, considerando-o um dos assuntos mais importantes para a sociedade em geral, pois é absurdo que pessoas considerem as fake news sem averiguar a verdade. Diz que também foi vítima em 2002, no caso, de um papel impresso, distribuído pela esquerda em Jaraguá do Sul para tentar atrapalhar a sua eleição. Tais fatos têm prejudicado muito, destruindo muitas reputações.

Deputado Felipe Estevão (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado, parabenizando-o pelo papel na Presidência da Unale, e por levantar esta pauta tão importante, a internet, e por valorizar profissionais importantes do jornalismo.

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela Presidência da Unale, e pelo evento em Salvador que foi grandioso e relevante, e diz que é um orgulho para o Parlamento catarinense. Também concorda com o mesmo, afirmando que a profissão de jornalista é essencial para a Democracia, para o crescimento da Nação e para a qualidade da informação. [Taquígrafa: Sara]