Pronunciamento

Ismael dos Santos - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/09/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Agradece o apoio logístico da Casa Legislativa na sessão solene realizada em Blumenau, em homenagem aos 200 Anos de Nascimento do Doutor Hermann Blumenau e os 169 anos de emancipação política daquele município. Enaltece a cerimônia prestigiada por vários setores da sociedade blumenauense.
Como presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, comenta na tribuna a campanha Setembro Amarelo, historicamente iniciada em 2014, cujo objetivo primordial é prevenir o suicídio, depressão que, muitas vezes, são decorrentes de abuso de substâncias químicas. Ainda sobre a gravidade do assunto, sugere a realização de palestras, ações concretas, diálogo, informando a sociedade brasileira o importante tema, pois segundo dados estatísticos há um milhão de suicídios por ano no Brasil, ou seja, uma média de 32 suicídios por dia no país. Além disso, a Organização Mundial da Saúde aponta que a cada 40 segundos há um suicídio em alguma parte do mundo, e no Brasil a cada 45 segundos.
Diante da gravidade do assunto, anuncia que a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Casa Legislativa lançou uma série de seminários do programa Viver, a Melhor Escolha, iniciado no município de Chapecó, sucessivamente em Criciúma e Itajaí, com o objetivo de despertar a alegria de viver. [Taquígrafa: Elzamar]