Pronunciamento

Ismael dos Santos - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Informa visita a Escola Básica Estadual Professor Mário Garcia, no município de Camboriú. Comenta que a mesma teve sua biblioteca e corredores atingidos por um incêndio criminoso, infelizmente muito prejuízos com livros e o espaço físico ficou comprometido. Anuncia que protocolará pedido de informação ao secretário da Educação, solicitando ao mesmo projeto para restauração das áreas da escola atingidas pelo incêndio.
Menciona que, na presidência da comissão de Prevenção às Drogas, trabalha com projetos de orientação e prevenção em relação ao álcool e direção, demonstrando preocupação com o destaque negativo dado a municípios catarinenses, e também a capital Florianópolis, devido a motoristas flagrados dirigindo embriagados. Registra notícias de alguns jornais e o relatório da Polícia Rodoviária Federal, citando que no final de semana foram flagrados 325 motoristas nas rodovias federais dirigindo sob o efeito de álcool. Ressalta reportagem do jornal Diário Catarinense, que traz um editorial bem interessante sobre a questão com a frase: Vexatório se não fosse trágico, e que diz que a cada final de semana o saldo de carteiras de motoristas apreendidas dá um tom amargo à esperança de quem acredita em um futuro melhor. Questiona por que o número de pessoas bebendo e dirigindo aumentou, e por que apesar dos alertas realizados pelos órgãos públicos de comunicação não surte efeito.
Finaliza, afirmando que o que está faltando é a conscientização de cada individuo sobre o perigo que cria para si e para terceiros, e que a cada 30 minutos alguém morre por causa de um motorista bêbado.

Deputada Ana Campagnolo (Aparteante) - Fala sobre o incêndio na escola, e que já existe projeto para restauração. Inclusive, a licitação já foi realizada, mas admite demora à execução do mesmo. [Taquígrafa: Ana Maria]