Pronunciamento

Dr Vicente - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/05/2018
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Registra a celebração do Dia do Trabalho, fazendo uma análise do cenário que envolve a classe trabalhadora, mais precisamente as reformas que foram implementadas e as que estão por vir.
Entende que é cedo para avaliar os resultados da reforma no mundo do trabalho e na economia, porém nota que não aconteceu a propalada catástrofe; entretanto o emprego formal apresenta sinais de aumento, não houve aumento exagerado das novas modalidades de trabalho, e percebe-se uma diminuição na quantidade de processos trabalhistas. Menciona que, pelos efeitos positivos, já se discute novas mudanças, ressaltando que a lei deve servir o conjunto da sociedade, e qualquer mudança que traga melhores condições para empregadores e empregados favorecendo o emprego é desejável.
Argumenta que o populismo gera um desenvolvimento apressado e que medidas como desonerações fiscais temporárias para setores específicos podem gerar emprego, renda e consumo, porém é notório que um estado supridor pode trazer desenvolvimento por um determinado período, entretanto estas medidas não se sustentam no tempo. Afirma que o Brasil precisa de um estado saneado, austero e eficiente nos serviços que precisa oferecer e na regulação que lhe cabe, mas permitindo que a sociedade se desenvolva com suas próprias iniciativas. Salienta que outra medida urgente é o incentivo às empresas para que gerem mais trabalho.
Também cita a questão dos juros, cuja redução já produziu resultados, mais ainda existe espaço para caírem mais, considerando a necessidade de uma ação reguladora que faça com que o setor financeiro aplique juros condizentes. Destaca, ainda, que o governo precisa mandar para o Congresso a nova lei das falências, que dará mais segurança ao investimento produtivo; e também a importância de uma política industrial e de desenvolvimento de todos os setores, da importante agricultura que sustenta o país, às novas tecnologias. Conclui que atualmente o emprego voltou a crescer, mas ele mudou, e preparar o estudante, o trabalhador e os empreendedores para este novo mundo também é uma forma de comemorar o Dia do Trabalho. [Taquígrafa: Sara]