Pronunciamento

Dr Vicente - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2018
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Faz referência ao cultivo da banana, uma das frutas mais apreciada pelos brasileiros e mais consumida no mundo inteiro. Cita que a cidade de Corupá realiza um trabalho muito interessante e forte, trabalham com o cooperativismo como aliado, no sentido de melhorar a produção e os meios de comercialização. Menciona que é mais produzida no norte catarinense e vale do Itajaí.
Destaca que atualmente a fibra da sua casca, está sendo muito usada para a confecção de artesanato, inclusive para linha em escala de produção industrial.
Parabeniza o prefeito da cidade de Corupá, e a Eliane Cristina Müller, diretora executiva da Associação dos Bananicultores, que concentra e gerencia todo o trabalho, e que receberá através do pedido que solicitou à Secretaria da Agricultura, um estudo diferenciado do produto, para desenvolvimento ainda maior do empoderamento do agricultor, preconizando a sucessão familiar, agregando valor à fruta, e inserindo a mesma como instrumento de turismo no estado catarinense.
Finaliza reverenciando o trabalho realizado pelos produtores, dirigentes das cooperativas regionais e da população. [Taquígrafa: Ana Maria]