Pronunciamento

Dr Vicente - 118ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/12/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Menciona uma positiva alteração no Projeto de Lei 6.160/2019, do Congresso Nacional, que estaria prejudicando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Comenta que esta medida aplica multas, no valor de dois salários mínimo, para empresas que não contratarem pessoas com deficiência, trocando os postos de dignidade destas pessoas por dinheiro para o Governo Federal. Acrescenta que após muitos esforços de lideranças contrárias a esta lei, o Governo decidiu dialogar sobre este regime de urgência. Também argumenta que o papel do governo é estimular que a pessoa com deficiência possua um emprego, tenha dignidade e contribua com a Previdência.
Comenta que o atual governo deu uma guinada para a extrema direita, excessivamente liberal, prejudicando a parte social, que necessita de políticas públicas. Para embasar seu argumento, o deputado faz citação do jornalista José Álvaro Moisés, no jornal Estadão, dizendo que "só uma frente democrática acaba com a polarização".
Lamenta o exemplo do Chile, onde zerou o déficit da previdência, mas trouxe sérios efeitos colaterais, e cita o exemplo dos idosos em situação de miséria, causando, inclusive, casos de suicídio.
Finalmente, o deputado apela para que haja mais olhares para a parte social, que o combate à pobreza seja prioridade no País, e solicita aos demais deputados que sejam moderados, para que o resultado seja uma melhoria na economia e também priorize as pessoas menos favorecidas. [Taquigrafia: Northon]