Pronunciamento

Dr Vicente - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Anuncia que tem início a Semana Down, onde se comemoram todos os esforços relativos às pessoas com essa deficiência, e todo o respeito que tem sido feito para a inclusão destes.
Solicita a atenção dos parlamentares para que se dirijam até o local, aqui na Casa, onde está exposta uma série fotográfica de uma criança com Síndrome de Down, demonstrando alegria. Assim, possam se conscientizar da importância da comissão, a qual preside, que defende os direitos das pessoas com deficiência.
Menciona a reunião que haverá, na Casa, a respeito dessa síndrome, com troca de experiências. E, no sábado, prestigiará um encontro com todos os presidentes de Apaes, de Santa Catarina, em que serão debatidos vários assuntos em relação à sua manutenção e o seu relacionamento com a Federação Catarinense de Educação Especial.
Aborda outro assunto, que é a questão dos vistos liberados, nos passaportes, para pessoas vindas dos Estados Unidos, do Canadá, Japão e Austrália. Ressalta que está mais do que na hora de ser dada a contrapartida, pois é um verdadeiro calvário entrar em uma embaixada americana para tirar o visto. O tratamento é ruim, o respeito para com as pessoas não é recíproco. Lá, nos Estados Unidos, ser brasileiro tem ainda certo preconceito. Fala que talvez haja, mais tarde, uma consciência maior com a vinda de turistas, aqui para o Brasil, de pensar na defesa dos interesses do povo brasileiro quando se dirigirem para esses países. [Taquígrafa: Eliana]