Pronunciamento

Dr Vicente - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Registra que foi marcada por vários deputados da Casa, uma visita técnica à Usina de Exploração de Xisto, na cidade de São Mateus do Sul, no Paraná, para se ter conhecimento de causa, devido ao clamor da cidade de Papanduva com relação ao impacto ambiental que o território Barriga Verde pode sofrer com a instalação da mina de xisto na região.
Anuncia encontro que teve com a senadora Mara Gabrilli, em Brasília, que é responsável na ONU por representar o Brasil em relação às pessoas com deficiência devido a acidentes de trânsito. Destaca que deve haver maior cobrança no dia a dia para com as pessoas que trafegam com motocicletas. Alerta que os dados são macabros e que parece uma epidemia, afirmando que 53% dos acidentes envolvem motoqueiros. Procede apresentação de vídeo para ilustrar sua fala. Expõe números citando que em 2019 já são 422 mortes por acidente de motos, e pela estatística são muito mais homens que mulheres, a faixa de idade é de jovens, predominando dos 20 aos 50 anos.
Encerra, afirmando que tem que haver nova metodologia para habilitação às pessoas que transitam com motos, também maior cobrança e pressão da policia com relação às manobras arriscadas, pois os acidentes acabam com a vida de muitas pessoas, trazem sofrimento às famílias, e muita despesa aos hospitais e aos envolvidos.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Cita que esteve há um mês reunida com lideranças de Papanduva, e os mesmos alertaram que serão desastrosas as consequências da exploração da mina de xisto para as novas gerações em terras catarinenses. [Taquígrafa: Ana Maria]