Pronunciamento

Dr Vicente - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Inicia o discurso relembrando, rapidamente, que no ano de 2000 participou da Comissão Especial sobre a morte de João Goulart, e narra sua experiência positiva na citada comissão.
Informa que no dia 7 de maio acontecerá uma audiência pública sobre Telemedicina, e convida a todos para comparecerem. Comenta a importância de se conhecer as nuances tecnológicas na Medicina e, ao mesmo tempo, lamenta que boa parte da população, usuária do SUS, não possui o acesso a essas tecnologias.
Relata a importância da secretaria da Saúde em estimular o uso da Medicina tecnológica. Comenta que o Tele-eletrocardiograma já é utilizado em 320 municípios, trazendo resultados satisfatórios. Também fala sobre a Teledermatologia, tecnologia desenvolvida na UFSC em parceria com a Secretaria de Estado, que atualmente está presente em mais de 200 postos de Saúde espalhados por Santa Catarina.
Conta que em alguns países já é comum o uso da Telemedicina e exemplifica o caso do Canadá, onde o Conselho impõe que as primeiras consultas sejam presenciais para que se possa obter a confiança mútua entre paciente e profissional e, em seguida, dar continuidade ao tratamento através da Telemedicina.
Finaliza o pronunciamento, reforçando a importância dessa audiência e informa que especialistas e entidades da área da Medicina estarão presentes no evento.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e considera de suma importância o uso da Telemedicina. [Taquígrafa: Sílvia]