
O sonho de um grupo de moradores que, há sete décadas, decidiu unir esforços para garantir atendimento de saúde à população de Maravilha foi celebrado na manhã deste sábado (27). Em sessão solene realizada no plenário lotado da Câmara de Vereadores, a Alesc homenageou os 70 anos do Hospital São José, instituição que se tornou referência regional em saúde e que se prepara para uma nova etapa de expansão.
A solenidade foi proposta pelo deputado Marcos Vieira (PSD), que destacou a relevância histórica do hospital para o município e para todo o Extremo Oeste catarinense. “Saúde é prioridade, não tenho dúvida nenhuma. Ao longo da minha vida aprendi que as pessoas só lembram de um hospital quando precisam dele. Mas nós sempre fizemos questão de colaborar com os hospitais de Santa Catarina. Aqui em Maravilha começamos a colaborar com o Hospital São José há cerca de 16 ou 17 anos, quando iniciamos a campanha para colocar em funcionamento os 10 leitos de UTI. E de lá para cá não paramos mais”, afirmou o parlamentar.
Marcos Vieira lembrou que a parceria entre o hospital, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado possibilitou investimentos importantes na ampliação da estrutura da unidade. “Houve a necessidade da construção de um novo hospital, que está ocorrendo graças a uma parceria com o Governo do Estado. Liberamos, num primeiro momento, R$ 7 milhões para iniciar a obra, depois mais R$ 14 milhões para concluí-la. A expectativa é que o novo complexo esteja em funcionamento até o final de 2027”, ressaltou.
Segundo o deputado, com a conclusão das obras, o Hospital São José passará a atuar também em alta complexidade, ampliando significativamente a oferta de serviços na região. “Hoje o hospital trabalha na baixa e média complexidade. Com esse novo complexo, passará a ser um hospital de alta complexidade, fortalecendo toda a rede hospitalar do Oeste catarinense e ajudando a desafogar o Hospital Regional de Chapecó”, destacou.
Para o parlamentar, a homenagem representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela instituição ao longo de sete décadas. “São 70 anos de importantes e relevantes serviços prestados à sociedade. O hospital começou com um médico, quatro funcionários e seis leitos. Basta olhar a estrutura que possui hoje para entender a grandeza dessa história. Precisamos continuar apoiando o Hospital São José e todos os hospitais da região”, completou.
Uma história construída por muitas mãos
Fundado em 9 de julho de 1956, o Hospital São José nasceu do sonho, da fé e da união da comunidade local. No início, a estrutura era simples: seis leitos, um médico e quatro colaboradores. Entre os anos de 1957 e 1961, começaram a ser escritas as primeiras histórias de acolhimento, esperança e dedicação.
Em 1961, a inauguração do primeiro prédio próprio, no mesmo local onde a instituição permanece até hoje, marcou uma nova fase. Da antiga estrutura de madeira surgiu uma instituição que cresceu, se modernizou e se consolidou como referência regional em saúde.
Atualmente, o hospital conta com aproximadamente 4,8 mil metros quadrados de área construída e 87 leitos de internação, incluindo 10 leitos de UTI adulto, além de leitos de clínica médica, retaguarda, isolamento, obstetrícia, pediatria e cirurgia geral.
A instituição dispõe ainda de centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta, centro de imagem com raio-X digital, tomografia computadorizada, densitometria óssea e ecografia, além do projeto de implantação da ressonância magnética.
O atendimento é realizado em diversas especialidades, entre elas clínica geral, obstetrícia, ginecologia, pediatria, cirurgia geral, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, neurologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem e demais áreas de apoio assistencial.
Referência para 17 municípios
Diretora do Hospital São José, Neiva Schaefer recebeu a homenagem em nome da instituição e ressaltou o significado do reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa. “Para nós é um momento de muita gratidão e também de muita humildade. Recebemos esta homenagem recordando os nossos antepassados, os sócios-fundadores que, lá em 1956, pensaram e construíram essa linda história que hoje completa 70 anos”, afirmou.
Segundo ela, o hospital foi construído coletivamente e mantém até hoje sua essência filantrópica. “O Hospital São José foi construído por diversas mãos: mãos de trabalhadores, de moradores e de pessoas que acreditaram nesse sonho. Hoje somos uma instituição filantrópica que presta assistência à saúde dos catarinenses com muito orgulho”, destacou.
Neiva também apresentou números que demonstram o impacto social da instituição na região. “Em nosso pronto-socorro passam mais de 3 mil pessoas por mês. Temos, em média, mais de 600 internações, realizamos cerca de 300 cirurgias mensais e registramos o nascimento de aproximadamente 70 bebês todos os meses. Somos referência para 17 municípios e atendemos uma população de mais de 60 mil habitantes na urgência e emergência”, explicou.
Funcionária da instituição há mais de uma década, a diretora acompanhou importantes transformações na estrutura hospitalar e celebra a nova fase de expansão. “A história do Hospital São José se consolidou ao longo de muitos anos. É a concretização de um sonho. Agora, com mais de 3.800 metros quadrados de ampliação, teremos um novo hospital, com salas cirúrgicas amplas e uma UTI neonatal que permitirá atender nossos bebês aqui mesmo. É uma estrutura sólida, pensada para garantir ainda mais qualidade e segurança à população”, concluiu.
Durante a solenidade, o presidente do Hospital Elson Pedrinho Appelt ressaltou que cerca de 92% dos atendimentos realizados atualmente são destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou os investimentos em andamento para ampliar a estrutura física da unidade e qualificar ainda mais os serviços prestados. “Estamos trabalhando em etapas para concluir a ampliação do hospital, adquirir novos equipamentos e ampliar nossa capacidade de atendimento. O município cresce e nós precisamos acompanhar esse crescimento, sempre buscando oferecer mais infraestrutura e qualidade nos serviços hospitalares”, destacou.
Ao comentar a homenagem recebida da Alesc, Elson ressaltou o sentimento de gratidão pelo legado construído ao longo dos últimos 70 anos. “É um sentimento de muita gratidão pelo que foi deixado pelos nossos pais e avós para toda a comunidade. São 70 anos de história e receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa é muito gratificante”, afirmou.
Momento de silêncio
Durante a sessão, o deputado Marcos Vieira pediu um minuto de silêncio em homenagem ao fundador Arno Roberto Gnad, que faleceu na noite da última sexta-feira (26). “Ele já havia escolhido a roupa que usaria nesse ato solene. Então a nossa homenagem de uma forma humilde e com todo carinho e reconhecimento”, comentou o deputado.
Homenageados
Durante a sessão solene, também foram homenageadas personalidades, instituições e representantes que contribuíram para a história e o fortalecimento do Hospital São José:
- Jorginho dos Santos Mello – governador do Estado de Santa Catarina;
- Diogo Demarchi – secretário de Estado da Saúde;
- Celso Maldaner – deputado federal no período de 2007 a 2023;
- Prefeitura Municipal de Maravilha – representada pelo prefeito Vinicius Ventura;
- Câmara de Vereadores de Maravilha – representada pelo presidente, vereador Sérgio Bourscheid;
- Arno Roberto Gnadt (in memoriam) – sócio-fundador;
- Albano Honaiser – sócio-fundador;
- Bruno Tumelero – sócio-fundador, representado por Rudimar Honaiser (filho);
- Elson Pedrinho Appelt – presidente;
- Nilvo José Dondorfer – pela atuação por mais de 20 anos na diretoria e pelos mandatos como presidente;
- Neiva Rosa Schaefer – diretora executiva;
- Bruno Vinicius Duarte Neves – diretor clínico, representado por Manuela Neves (esposa);
- Celço José Renck – representando os colaboradores;
- Marlice Röpke – representando os profissionais da enfermagem;
- Congregação Sagrada Família – representada pelo padre Celso Both;
- Congregação Notre Dame – representada por Alda Malfatti;
- Milton José Bertó – empresário;
- Janir Antônio Signor – voluntário e vereador.

