Deputados

Deputados

Cesar Valduga Libras

 PCdoB

Dados Pessoais

Nascimento:
20 Maio 1961
Escolaridade:
Ensino Médio Completo
Origem:
Campos Novos /
Gabinete:
028
Contatos:
  • (48) 3221-2737
Fax:
(48) 3221-2739

PRONUNCIAMENTOS

08/08/2018 - 084 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Comenta sobre a consolidação da Frente Parlamentar Em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem, na presente data, às 16h30, convidando todos os deputados para participarem. Considera o tema muito importante, pois a cadeia produtiva da reciclagem de resíduos sólidos é responsável pela geração de emprego e renda, bem como contribui para a proteção do meio ambiente. Destaca que o lixo se tornou uma moeda social muito importante, e fala do papel do gov

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Legislação Participativa
Comissão de Saúde
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público
Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano
Comissão de Turismo e Meio Ambiente

084ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/08/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Comenta sobre a consolidação da Frente Parlamentar Em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem, na presente data, às 16h30, convidando todos os deputados para participarem. Considera o tema muito importante, pois a cadeia produtiva da reciclagem de resíduos sólidos é responsável pela geração de emprego e renda, bem como contribui para a proteção do meio ambiente. Destaca que o lixo se tornou uma moeda social muito importante, e fala do papel do gov (...)

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/08/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador)- Discorre sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que está vivenciando um grande sucateamento. Ressalta que o famigerado processo de desmonte quer inviabilizar o funcionamento da empresa mais antiga do Brasil, com a falta de servidores e omissão na publicação de editais de concursos públicos. Menciona a realização de audiência pública para tratar da redução, no quadro de funcionários da ECT, informando que em 2007, eram cinco mil, atualmente em t (...)

074ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/07/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz referência à possibilidade de paralisação das obras da SC-467, entre Jaborá e Ouro, devido aos cortes financeiros praticados pelo governo federal e diante da situação financeira do governo estadual, e tal fato preocupa a população do Vale do Rio do Peixe. Cita que o referido trecho é uma ligação entre a região com o litoral de Santa Catarina. Menciona outro episódio preocupante em relação à população do oeste catarinense, que é o anúncio feito pela em (...)

073ª SESSÃO ORDINÁRIA

04/07/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Manifesta sua indignação em relação ao Ofício Circular n. 215/2018, da secretaria de estado da Educação, que trata do cancelamento de matrículas nos Centros de Educação Profissional de Santa Catarina - os Cedups. Relembra o pronunciamento do presidente da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas, quando alertou sobre o problema, bem como sobre os efeitos da PEC 55. Manifesta-se contrário a tal medida, assim como vários parlamentares se posicionaram da mesm (...)

072ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/07/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Reporta-se ao setor energético brasileiro, o qual considera estratégico para o desenvolvimento e crescimento econômico do país ao citar a Petrobras e a forma como ela é tratada atualmente. Menciona que a base governista no Congresso Nacional aprovou uma proposta permitindo à Petrobras transferir 70% do seu direito de exploração de cinco bilhões de barris de petróleo, o que avalia como instrumento para capitalizar a estatal e seu potencial de desenvolvimento para (...)

067ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/06/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Comenta que o país vive um processo de intensificação dos cortes em diversas áreas, com um verdadeiro desmonte de políticas públicas, do sistema de assistência social, de fragilização do Sistema Único de Saúde em vistas a oferecer um novo filão ao mercado, por meio de planos privados, e de completo descaso com a educação brasileira. Declara que este processo está sendo verificado nos municípios, nos cofres do governo do estado e os reflexos são alarmantes na vid (...)

066ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/06/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Pontua as recorrentes ações relacionadas à cadeia produtiva da proteína animal, interferindo negativamente em tal área, uma vez que é um dos pontos fortes da economia do oeste catarinense, citando a operação Carne Fraca e, recentemente, a greve dos caminhoneiros que resultou em prejuízo na entrega de ração para aviários e criadores de porcos. Ressalta ainda que tais atitudes traz prejuízo aos pequenos produtores, à agricultura familiar e aos trabalhadores do ref (...)

064ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/06/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra com pesar o falecimento do camarada e combatente Odair Rogério da Silva, que foi presidente do Sintaema -Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina e atualmente era presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil - CTB, em Santa Catarina. Lamenta a perda do grande amigo que deixará muitas lembranças para os trabalhadores catarinenses, principalmente pela sua convicção, dedicação e comprometimento. Faz um mani (...)

062ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/06/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Tece comentários a respeito o uso de agrotóxicos no Brasil, citando dados da Associação Brasileira de Saúde coletiva - Abrasco, veiculados no jornal Estado de São Paulo, menciona que o Brasil ultrapassa a marca de um milhão de toneladas por ano, o que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante. Ao mesmo tempo, compara com os Estados Unidos onde em 2018 o consumo era de apenas 1,8 por habitante, e no referido país há políticas de incen (...)

059ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/06/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra eventos que estão acontecendo em alguns municípios, destacando as qualidades da sua gente, como a realização, em Nova Veneza, da 14ª Edição do Festival Italiano, um marco na preservação da cultura dos imigrantes italianos. No município de Guaraciaba, aponta a Associação Desportiva Guaraciaba, destaque no vôlei feminino, acumulando diversos títulos que, fundada em 1995, atende mais de 150 crianças e adolescentes, contribuindo com a afirmação de gr (...)

Assegura o direito de formalizar a manifestação de vontade quanto à doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano no âmbito do Estado de Santa Catarina.
13/09/2018
Cesar Valduga
Institui o Selo Lugar Amigo do Parto Humanizado, no Estado de Santa Catarina.
13/09/2018
Cesar Valduga
Altera a Lei nº 16.869, de 2016, que "Dispõe sobre a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, e estabelece outras providências", para estabelecer o dever de sua divulgação ao público.
13/09/2018
Cesar Valduga
Institui o Dia da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.
13/09/2018
Cesar Valduga
Dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação pelas empresas operadoras de cartões de crédito e débito (adquirentes) de máquinas adaptadas para pessoas com deficiência visual.
13/09/2018
Cesar Valduga
Institui o Selo Lugar Amigo da Amamentação, no Estado de Santa Catarina.
13/09/2018
Cesar Valduga
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos Municípios, pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
12/09/2018
Cesar Valduga
Cumprimentando a Equipe de Karatê da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal pela conquista do título de Campeã da segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê e pelo desempenho no 25º Campeonato Brasileiro e no International Karatê Open.
12/09/2018
Cesar Valduga
Manifestando ao Presidente do Senado Federal e demais autoridades, apelo pela imediata rejeição da medida provisória nº 884/2018, que promove ataque direto às empresas públicas de saneamento básico.
15/08/2018
Cesar Valduga
Institui o Dia em Memória à Coluna Prestes no Estado de Santa Catarina.
09/08/2018
Cesar Valduga
18/10/2018

A celebração, neste 18 de outubro, do Dia do Médico e do cooperativismo de credito foi destacada na sessão de quinta-feira da Assembleia Legislativa. “O médico é incentivador da vida, que estimula e alonga a vida das pessoas, seja através do tratamento ou até da orientação motivacional para as pessoas, sabemos da dependência que o ser humano acaba tendo com o médico”, afirmou Maurí (...)

12/09/2018

O vice-presidente da Assembleia Legislativa denunciou na abertura da sessão desta quarta-feira (12) a divisão injusta dos recursos do Fundo Eleitoral na eleição para Câmara dos Deputados. “Faço uma manifestação pública repudiando decisão das cúpulas de que somente quem já tem mandato seria contemplado com fundo eleitoral. Não há como não concordar, dificilmente haverá (...)

15/08/2018

A edição da uma medida provisória (MP) pelo governo federal no mês passado uniu a diretoria da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da entidade que representa os trabalhadores da estatal catarinense, o Sintaema/SC. Na tarde desta quarta-feira (15), dirigentes da Casan e do sindicato ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para protestar contra a MP 844, que trata do marco legal do saneamento básico. (...)

Reuniões:
Quartas-feiras às 10:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente:
Reuniões:
Quartas-feiras, às 11:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente:
Reuniões:
Quartas-feiras, às 13:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente: