Deputados

Deputados

Ada De Luca

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
19 Abril 1949
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Criciúma /
Gabinete:
106
Contatos:
  • (48) 3221-2689
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

31/03/2021 - 023 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relembra que a presente data representa 57 anos desde o Golpe Militar de 1964, e cita a frase de Ulysses Guimarães: "Tenho ódio à ditadura. Ódio e nojo." Comenta com propriedade que os anos entre 1964 e 1985 marcaram o período mais sombrio da história brasileira, afirma ser defensora intransigente dos direitos humanos, da liberdade e da democracia.

COMISSÕES

Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde
Comissão de Segurança Pública

023ª SESSÃO ORDINÁRIA

31/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relembra que a presente data representa 57 anos desde o Golpe Militar de 1964, e cita a frase de Ulysses Guimarães: "Tenho ódio à ditadura. Ódio e nojo." Comenta com propriedade que os anos entre 1964 e 1985 marcaram o período mais sombrio da história brasileira, afirma ser defensora intransigente dos direitos humanos, da liberdade e da democracia. A Deputada conta que ela e sua família foram psicologicamente afetadas pela ditadura. Informa que os oposi (...)

019ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Corrobora as palavras do Deputado Moacir Sopelsa sobre a pandemia. Ressalta que o Governo tem que partir para propagandas mais chocantes, a fim de informar a todos sobre os riscos de não usar a máscara. Acrescenta que a sociedade não está colaborando. Acredita que enquanto não houver uma conscientização mais incisiva, haverá poucos resultados. [Taquígrafa: Eliana] (...)

019ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Fala sobre a situação do Estado em decorrência à pandemia e questiona onde estamos errando, perguntando o que se pode fazer para minimizar os estragos deste vírus. Comenta sobre as mudanças ocorridas por causa da doença e a nova forma de trabalho remoto, no qual as pessoas serão avaliadas pelo trabalho e produção neste novo modelo. Cita a nova forma tecnológica utilizada tanto nas escolas quanto na saúde pública, indagando se todos estão preparados para (...)

018ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Ao falar da grande crise que Santa Catarina está passando, como dito pelo Deputado Kennedy Nunes, diz que a luta contra o coronavírus leva a medidas que trazem dificuldades aos mais variados setores da economia catarinense. Entende que é importante a defesa em proteção das empresas e dos trabalhadores, e lembra que o piso salarial catarinense é uma conquista da iniciativa popular, foi aprovado pelos 40 Parlamentares em 2009, e o salário variava em torno de R$ 587 (...)

014ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta novamente a passagem do Dia Internacional da Mulher, destacando que as mesmas estão atuando com muita força em várias áreas. Mesmo carregando um pesado fardo no dia a dia, estão mostrando garra e fibra, contribuição muito importante no momento que estamos vivendo, com o agravamento da pandemia. Defende veementemente a igualdade entre homens e mulheres, com a participação plena e efetiva na tomada de decisões na vida pública, também a divisão igualitária (...)

012ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia sua fala com a seguinte frase: para nós, mulheres, impossível é uma palavra que praticamente não existe. Discorre sobre o Dia Internacional da Mulher que se comemora na segunda-feira, dia 08 de Março, dizendo que é um dia de reflexão sobre liderança compartilhada e a coragem, pois a mulher é de uma competência extraordinária que ela mesma não sabe. Afirma que o lugar da mulher é unicamente onde ela deseje estar, tem o direito de protagonizar a tomada (...)

011ª SESSÃO ORDINÁRIA

02/03/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia, questionando quantos leitos estão disponíveis para os pacientes com Covid-19 no Estado, e também se existe previsão para a criação de um hospital de campanha. E se existe, qual o prazo para a instalação do mesmo. Menciona que Santa Catarina precisa de ações, de planejamento, de respostas para o combate à pandemia, pois a população está sofrendo e muito! Fala sobre o movimento: Unidos pela Vacina. Acredita muito que a única saída de cura para toda a (...)

009ª SESSÃO ORDINÁRIA

24/02/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia sua fala, agradecendo de coração as milhares de mensagens de amor que as pessoas enviaram nos dias difíceis e angustiantes ao enfrentar a Covid-19 em um quarto de hospital. Fala do seu retorno ao Parlamento, graças à dedicação dos médicos e enfermeiros, e também do carinho recebido de todos. Comenta que o ano de 2020 foi desafiador, de muito trabalho, muitas horas frente ao computador, o que entende ser bom, pois com um click se está em vários lugare (...)

102ª SESSÃO ORDINÁRIA

10/12/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Registra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, na presente data, pontuando a necessidade de ações do Estado no cumprimento de compromissos civis, sociais, ambientais, políticos, previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Relata que situações de crianças vivendo na rua, doentes sem tratamento médico, pessoas sendo maltratadas, passando fome, são atentados aos direitos humanos. Menciona o princípio básico da Declaração Universal dos Direitos (...)

100ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/12/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a informação anunciada pela empresa ENGIE para a desativação do complexo termoelétrico da Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, até o ano de 2025, tendo início em dezembro de 2021. Lembra que esta é a única usina que efetua a compra de carvão mineral em todo o sul do Estado, e discorre sobre as negociações deste material, que não avançaram. Diz que algumas possibilidades já estão postas para evitar a desativação do complexo em três etapas nos an (...)

Solicitando ao Secretário de Estado da Saúde, informações acerca do planejamento para os tratamentos médicos e multidisciplinares pós Covid-19.
16/03/2021
Ada De Luca
Dirigida ao Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, solicitando a expansão do sistema de monitoramento de câmeras de segurança para o Municípios de Lauro Muller, especificamente nos Distritos de Guatá e Barro Branco e nos bairros de Itapema, Arizona, Sumaré, Içarense, Cairú e Santa Bárbara.
15/03/2021
Ada De Luca
Dirigida à Bancada Federal Catarinense, solicitando que pleiteiem junto ao Ministério da Defesa que o Hospital de Guarnição de Florianópolis atue, dentro de suas possibilidades, no auxílio à rede estadual de saúde para o enfrentamento à COVID-19.
03/03/2021
Ada De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que o Hospital da Polícia Militar Comandante Lara Ribas atue, dentro de suas possibilidades, no auxílio à rede estadual de saúde para o enfrentamento à Covid-19.
03/03/2021
Ada De Luca
Solicitando ao Secretário de Estado da Saúde, informações acerca da contratação de leitos de UTI na rede privada, bem como sobre a instalação de Hospital de Campanha no Estado de Santa Catarina.
02/03/2021
Ada De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que elaborem um protocolo de atendimento para as pessoas que vencem a Covid-19, porém ficam com sequelas, sejam elas físicas, psicológicas e até econômicas.
02/03/2021
Ada De Luca
Apelando ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Saúde, que intensifiquem a divulgação do Canal Vigia Covid através dos veículos de comunicação.
02/03/2021
Ada De Luca
Apelando ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, que intensifique a fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias restritivas relacionadas à Covid-19 nas agências bancárias e lotéricas de todo o Estado.
02/03/2021
Ada De Luca
Manifestando, aos familiares do Presidente da Cermoful, Ricardo Bittencourt, pesar pelo seu falecimento.
25/11/2020
Ada De Luca
Solicitando ao Secretário de Estado da Saúde, informações acerca do convênio com o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna para a manutenção dos 10 leitos de UTI ativos recentemente.
05/10/2020
Ada De Luca
07/04/2021

Um dos principais pontos discutidos durante a reunião semipresencial da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, realizada na tarde desta quarta-feira (7), foi quanto à divergência entre os números apresentados pelos secretários estaduais da Fazenda, Paulo Eli, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Bulignon, em relação ao auxílio financeiro a empreendedores afetados pela pandemi (...)

07/04/2021

No dia mundial da saúde, celebrado nesta quarta-feira (7), parlamentares catarinenses de vários partidos homenagearam os profissionais de saúde e cobraram das autoridades sanitárias um discurso nacional afinado. “Nesses momentos decisivos que estamos vivendo, quero parabenizar todos os profissionais da saúde, tanto da rede privada, quanto do SUS, parabenizar e agradecer todo envolvimento na pandemia”, afirmou Ada de Luca (MDB). (...)

07/04/2021

Após 1h30 de debates, os deputados aprovaram por maioria de votos, na sessão desta quarta-feira (7), os dois projetos de lei (PLs) que autorizam o governo catarinense a repassar recursos do Estado para obras viárias de responsabilidade do governo federal. Os PLs 64/2021 e 65/2021 ainda passarão pela votação da Redação Final, nesta quinta-feira (8), antes de seguirem para sanção da governadora. Os projetos foram e (...)