Deputados

Deputados

Ada De Luca

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
19 Abril 1949
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Criciúma /
Gabinete:
106
Contatos:
  • (48) 3221-2689
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

02/09/2020 - 060 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta os números apresentados na edição do Atlas da Violência de 2020. Comenta sobre a alarmante taxa de feminicídio no Brasil em 2018, e enfatiza que 70% das vítimas são mulheres negras. Comunica que um dos caminhos para solucionar este problema é através da conscientização, alertando e debatendo o assunto para que a sociedade reflita. Acrescenta que outro caminho é estimular a denúncia, para que o problema seja resolvido nos primeiros indícios de violênc

COMISSÕES

Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia
Comissão de Prevenção e Combate às Drogas
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde
Comissão de Segurança Pública

060ª SESSÃO ORDINÁRIA

02/09/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta os números apresentados na edição do Atlas da Violência de 2020. Comenta sobre a alarmante taxa de feminicídio no Brasil em 2018, e enfatiza que 70% das vítimas são mulheres negras. Comunica que um dos caminhos para solucionar este problema é através da conscientização, alertando e debatendo o assunto para que a sociedade reflita. Acrescenta que outro caminho é estimular a denúncia, para que o problema seja resolvido nos primeiros indícios de violênc (...)

056ª SESSÃO ORDINÁRIA

25/08/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Parabeniza a cidade Chapecó pelos seus 103 anos de história. Expõe repúdio ao aumento da energia elétrica em Santa Catarina, bem como à decisão de cortar a energia dos inadimplentes em uma época tão conturbada. Conta que a Celesc recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para aumentar o preço cobrado dos consumidores. Lastima que um governo que se elegeu prometendo enxugar as contas públicas, esteja entregando o oposto disso para à pop (...)

054ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/08/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre as três audiências públicas regionais realizadas pela comissão que controla os gastos do dinheiro público, direcionado ao tratamento de pacientes com Covid-19. Lembra que ouviu relatos de angústias dos prefeitos do oeste, do norte, e da Grande Florianópolis, bem como a afirmação do Secretário de Estado da Saúde que o número de casos vai aumentar. Cita dados sobre a doença, constatando que a taxa de letalidade é maior que 1.5%, e se diz assustad (...)

054ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/08/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Confraterniza com o Deputado Jerry Comper a respeito do ex-Presidente da Casa e Deputado Aldo Schneider, falecido há dois anos, elogiando seu trabalho na vida pública e afirma que, segundo a religião católica, era sua hora e Deus sabe o que faz. [Taquigrafia: Northon] (...)

050ª SESSÃO ORDINÁRIA

11/08/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Expõe saudação especial aos advogados, registrando o dia da categoria, e aos estudantes, igualmente lembrados nessa data. Manifesta indignação ao receber a informação de que o Estado pretende suspender o auxílio para pagamento dos custos dos leitos de UTI. Lembra que este é um serviço de alta complexidade e a lei determina que o gasto não é responsabilidade dos municípios. Informa, diante da severa crise que sempre atingiu as Prefeituras, que o Governo (...)

047ª SESSÃO ORDINÁRIA

04/08/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a Audiência Pública realizada na comissão especial que controla os gastos públicos, esclarecendo alguns pontos, e revelou muitos problemas a serem enfrentados, como: falta de diálogo do Governador com os municípios; falta de ações regionalizadas; centralização dos testes, com mais de onze mil testes represados no Lacen; falta de transparência nos critérios científicos que são adotados quando uma decisão é tomada; demora na liberação dos recursos do (...)

045ª SESSÃO ORDINÁRIA

29/07/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia, citando frase de autoria do filósofo Epicteto: "Só a educação liberta." Expõe que, pelo menos até o dia 07 de setembro, não ocorrerá a volta da atividade escolar presencial. Por esse motivo, apresentou proposta que prevê a possibilidade de disponibilização da estrutura física, equipamentos e profissionais da TVAL da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para a produção e veiculação de aulas e conteúdos educacionais, a serem transmitidos (...)

042ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/07/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Diz estar agradecida pela volta de seus amigos Parlamentares, deputada Paulinha e Deputado Nazareno, que estão recuperados da Covid-19. Também deseja a pronta recuperação dos Deputados Volnei Weber e Ismael dos Santos. Comenta importantes obras realizadas pelo Governo no sul do Estado, e se coloca à disposição dos catarinenses para cobrar ações do mesmo. Fala da Audiência Pública realizada no Plenário da Alesc, no dia anterior, e chama de absurdo os (...)

041ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/07/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta o número de mortos por COVID-19 no País, o crescimento de casos no Estado, e o impacto da pandemia na economia. Para ilustrar sua fala, exibe, no telão do plenário, um trecho de uma reportagem sobre as medidas que o Governo Estadual vem tomando em Santa Catarina. Comenta a ineficiência da estratégia de regionalizar as medidas de combate ao coronavírus, e cita seu voto favorável para que aconteça uma audiência pública, no dia 20, com a intenção de que (...)

039ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/07/2020

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a reunião conjunta da Comissão de Saúde da Alesc e Câmara dos Deputados, quando participou também o Secretário da Saúde, que trouxe a informação de que o pico do Coronavírus, em Santa Catarina, ainda estava por vir no mês de julho. Lembra que, nesta reunião, o secretário informou que o Estado tinha disponíveis 372 leitos de UTI, e se precisava um total de 713, e ele também questionou a demora para o Ministério da Saúde liberar a ampliação dos (...)

Dirigida ao Governador do Estado, solicitando ampliação do sistema de monitoramento de Câmeras de segurança no município de Lauro Muller.
02/09/2020
Ada De Luca
Manifestando aplauso ao Ministro Jorge Mussi pela posse como Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal.
01/09/2020
Ada De Luca
Solicitando o desarquivamento do Projeto de Lei nº 0226.6/2018.
18/08/2020
Ada De Luca
Solicitando o desarquivamento do Projeto de Lei nº 0250.6/2018.
18/08/2020
Ada De Luca
Solicitando o arquivamento do Projeto de Lei nº 0156.9/2018.
18/08/2020
Ada De Luca
Solicitando o arquivamento do Projeto de Lei nº 0015.8/2019.
18/08/2020
Ada De Luca
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0286.7/2019, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a permanência de equipe de assistência médica e ambulância nos locais de realização de provas de vestibulares, concursos públicos ou privados, shows e outros eventos similares, no âmbito do Estado de Santa Catarina.".
05/08/2020
Ada De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando a criação de centros de triagem, através do sistema drive-thru, para apurar as condições de saúde dos taxistas e motoristas de aplicativos no Estado de Santa Catarina.
20/07/2020
Ada De Luca
Cumprimentando, o Presidente da Câmara Municipal de São José e seus Vereadores, pela estreia da TV Câmara São José no canal aberto.
14/07/2020
Ada De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando mecanismos para que o Município de Içara sedie o complexo logístico de distribuição do Mercado Livre em Santa Catarina.
08/07/2020
Ada De Luca
17/09/2020

Três temas marcaram a sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (17). A possibilidade da liberação do plantio de maconha no Brasil e as aprovações de políticas públicas estaduais dedicadas ao apoio aos migrantes e à reinserção de apenados e egressos do sistema prisional repercutiram no plenário. O deputado Ismael dos Santos (PSD) criticou o Projeto de Lei 3 (...)

17/09/2020

Com 32 votos sim, sete não e uma abstenção, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina autorizou, na noite desta quinta-feira (17), a abertura de processo por crime de responsabilidade contra a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (sem partido), em sessão extraordinária que teve início no período da tarde. A autorização consta no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 7/2020 e pode resultar no impeachment de Daniela, caso e (...)

16/09/2020

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 180/2020 que define normas para evitar a proliferação da febre amarela e da dengue no estado de Santa Catarina. O texto, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), vai agora para votação do Plenário. De acordo com o relator da matéria, deputado Ismael dos Santos (PSD), a proposta atende ao interesse público.  “Ao propor normas para contro (...)