Biblioteca

BIBLIOTECA VIRTUAL

História da Biblioteca

Em 17 de setembro de 1910, durante o governo de Gustavo Richard, foi inaugurado o prédio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, chamado de Palácio do Congresso do Estado, tendo como presidente o senhor Protógenes Vieira, onde por um período funcionou a biblioteca. O responsável pelas atribuições do bibliotecário era o Oficial Legislativo, de acordo com o regulamento da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, conforme Resolução nº 19/52 de 31/7/1952.

Palácio do Congresso do Estado
Palácio do Congresso do Estado

No ano de 1956 o prédio foi destruído por um incêndio e com ele a maior parte dos documentos que retinha.

Após o incêndio, de 1956 até 1969, o poder Legislativo instalou-se no quartel da Polícia Militar do Estado, depois de uma brevíssima passagem pelo Teatro Álvaro de Carvalho, transferindo-se apenas em 14 de dezembro desse ano, para o atual Palácio Barriga Verde.

Teatro Álvaro de Carvalho
Teatro Álvaro de Carvalho

Em 1968, um ano antes da transferência da sede do Parlamento Catarinense para as novas instalações, sob a presidência do senhor Lecian Slovinski, a biblioteca obteve novas atribuições. De acordo com o regulamento dos Serviços Administrativos, Resolução nº 10/68, de 13/3/1968, a mesma passou a ser Diretoria, subordinada a Diretoria Geral de Pessoal.

Dependências do Quartel da Polícia Militar
Dependências do Quartel da Polícia Militar

De posse do novo Palácio, na gestão da Mesa Diretora biênio 1971-1972, sob a presidência do senhor Nelson Pedrini, a biblioteca foi reestruturada e inaugurada em 27 de dezembro, instalando-se no quarto andar do prédio.

Assembleia Legislativa década de 70
Assembleia Legislativa década de 70

No ano de 1977, foi contratado o primeiro profissional formado em Biblioteconomia.

No ano de 1978, sob a presidência do senhor Waldomiro Collautti, e conforme Resolução nº 195/78 de 30/6/1978, modificaram-se as atribuições do referido setor, passando a ser denominado Serviço de Biblioteca, subordinando-a ao Gabinete da Presidência. Também neste ano disponibilizou-se para pesquisa, o Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.

Em 2005 foi criado o banco de dados da Biblioteca.

No ano de 2006, sob a presidência do senhor Júlio Garcia, com a Resolução nº 001/2006, que instituía a nova estrutura organizacional do Poder, a Biblioteca passou a ser denominada de Coordenadoria de Biblioteca, subordinada a Chefia de Gabinete da Presidência

No ano de 2008 foi criado o sistema SIBI (Sistema de Biblioteca) visando gerenciar as rotinas da biblioteca.

No ano de 2009, o sistema entrou em funcionamento, o que proporcionou mais agilidade na consulta, empréstimo, devolução e renovação dos livros.Também foi lançada a página da Biblioteca na internet, disponibilizando a Biblioteca Virtual, e possibilitando aos usuários fazer a pesquisa das obras, visualizando as capas e sumários das mesmas.

Foi implantado e disponibilizado para consulta a digitalização dos periódicos e livros permitidos pela a Lei dos Direitos Autorais.

Em 15 de abril do referido ano, em Ato da Mesa nº 152/2009 , foi aprovado o novo Regimento Interno da Biblioteca.

Ainda em 2009, sob a Presidência do Deputado Jorginho Mello, foi construído no hall principal do prédio, o novo espaço da Biblioteca, antes localizada no quarto andar.

Inaugurada em 8 de julho de 2009, em local de fácil acesso, moderno, climatizado, equipado com computadores, a biblioteca permitiu aos usuários amplo acesso à informação e a interação com o Poder Legislativo.

Em novembro, foi aprovado em sessão plenária o nome da Biblioteca que passou a chamar-se “Biblioteca Deputado Marcelino Antônio Dutra”, um novo marco para a história da Biblioteca do Parlamento Catarinense.

Assembleia Legislativa – Palácio Barriga Verde - 2009

Ambiente do Usuário

Para renovação de empréstimos e reserva de exemplares acesso o Ambiente do Usuário.


Atendimento

O acervo da Biblioteca da Alesc é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe auxiliará os usuários na busca de informações, tanto na base de dados da Biblioteca ou em outras fontes de informações. O atendimento é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail


Contato Biblioteca

Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Coordenadoria da Biblioteca
Telefone: (48) 32212741
Fone-Fax: (48) 32212909
E-mail: biblioteca@alesc.sc.gov.br
MSN: biblioteca@alesc.sc.gov.br