Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 115ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/11/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Expressa sua alegria de receber o Deputado Adrianinho, elogiando sua atuação autêntica, firme em defesa das suas bandeiras, a agricultura, e todas as áreas do Oeste Catarinense, de Xanxerê. Entretanto, lamenta que no momento a sua presença na Assembleia Legislativa seja passageira, e espera que em 2023 seja de forma definitiva em prol do Estado de Santa Catarina.
Registra que, em data anterior, houve a votação do projeto referente à reposição salarial da Segurança Pública, e há outros projetos da Casa, como o da remuneração da Educação, cujo piso salarial anunciado pelo Governo estimulou a todos, inclusive preocupou os Prefeitos, os quais têm a obrigação de acompanhar o Piso Nacional, e não vão querer ficar abaixo do Piso Estadual.
Comenta que o piso mínimo ficou razoável, dentro do que a Educação merece. Entretanto, a descompactação trouxe muitos desagrados para quem ganha acima de R$ 5 mil, tendo um aumento ou terão inferior àqueles em início de carreira, que tiveram um aumento maior pelo piso. Além da preocupação com os aposentados que, com a mudança necessária da Reforma da Previdência, houve aumento na alíquota, com maior desconto previdenciário, sem nenhum tipo de aumento da remuneração.
Reforça que é muito importante que essa discussão seja feita na Casa Legislativa e apresentada ao Governo, destacando que tem participado das reuniões desse grupo de estudo para encontrar o melhor caminho possível. Diz, ainda, que em outro Governo, as opções que os Deputados tinham era votar o aumento que o Governo oferecia ou nada, ratificando que o percentual não era aquilo que os profissionais queriam, mas era o que havia no momento em prol da educação, que foi votar o projeto, mesmo que não fosse o ideal! Acrescenta que respeita a Democracia, apesar dos outdoors como inimigos da Educação.
Finaliza, referindo-se ao caso da morte do policial em São Miguel do Oeste, pela própria filha, além do ataque à creche no Município Saudades. Salienta a sua preocupação com o pensamento dos jovens catarinenses e relata, ainda, que tomou a liberdade de procurar as redes sociais das meninas envolvidas, no caso de São Miguel do Oeste. Também gostaria que os pais acompanhassem os assuntos tratados pelos adolescentes, pois há muitos riscos para a juventude. [Taquígrafa: Elzamar]