Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 127ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/12/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Registra a que recebeu a visita do Prefeito em exercício do município de Trombudo Central, Ermelino Prada, e do diretor da Fundação Cultural daquele município, que o presenteou com o livro sobre a história dos colonizadores da região. Informa que eles trouxeram a proposta, que está apoiando, da nova sede da Polícia Militar.
Também registra a visita da Secretária de Assistência Social, Vânia Baldissera, de São Lourenço do Oeste; do prefeito de Maravilha e outras lideranças. Ainda, fala que recebeu a vereadora Simone Lerner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de São João do Oeste, Itapiranga, Tunápolis, que trouxe várias demandas das categorias da agricultura.
Cita que a ponte que liga o município de Itapiranga ao Rio Grande do Sul precisa ser feita, e neste sentido conversou com o Deinfra, pois precisa ser definido o local e fazer o projeto.
Quanto aos produtores de leite, em número de 550 indústrias com uma produção de aproximadamente 70 milhões de litros/ano produzidos naquele município. São João do Oeste tem em torno de 400 produtores e produz aproximadamente 62 milhões de litros de leite. Ressalta o trabalho exaustivo dos produtores, até que seja ofertado o leite nos pontos de venda para a população. Tunápolis tem em torno de 430 produtores de leite, e produz 42 milhões de litros/ano. Esses três municípios do extremo oeste produzem aproximadamente 200 milhões de litros de leite por ano, e precisam de estradas, qualidade de vidas aos seus habitantes, e soluções para enfrentar as estiagens.
Pontua que essas questões têm que ser debatidas para que sejam conhecidas as dificuldades e discutidas as soluções. Cita os municípios do extremo oeste que precisam de atenção da Secretaria da Agricultura na questão da estiagem. Também destaca o município de São João do Oeste, cujo crescimento alcança a cifra de R$ 351 milhões, e enaltece o trabalho realizado.
Faz os registros, esperando que se possa ajudar a produção agrícola e leiteira de Santa Catarina. [Taquígrafa: Sara]