Pronunciamento

José Milton Scheffer - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/04/2021
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Comenta que não se deve relaxar com as medidas restritivas à pandemia, pois o número de óbitos é grande no Estado. Diz que a única medida eficaz é a vacinação, e pergunta qual o caminho correto, pois vários Parlamentares pensam de forma diferente em relação às medidas restritivas.
Fala do seu trabalho na defesa das pessoas com Síndrome de Down, promovendo esclarecimento, debates, ações concretas de inclusão e parcerias, inclusive com a Federação Catarinense de Síndrome de Down e diversas associações. Lamenta que nos anos de 2020 e 2021 não foi possível à realização dos seminários direcionados às questões das pessoas com a síndrome devido à pandemia, e constata o seu crescimento como pessoa e como Deputado ao trabalhar com estes parceiros.
Mostra-se favorável e preocupado com a vacinação das pessoas com a Síndrome de Down, pois estes são mais vulneráveis a infecções por vírus e bactérias, segundo estudos. Apresenta dados sobre a saúde das pessoas com a Síndrome de Down, e lembra que o Estado tem cerca de dez mil pessoas com esta síndrome, os quais vivem em sociedade normalmente, e até agora 20 pessoas com Down já faleceram devido à Covid-19.
Faz um apelo para que se inclua no grupo prioritário de vacinação as pessoas com a Síndrome de Down, pois estas são quatro vezes mais vulneráveis às infecções e precisam de uma atenção especial e diferenciada. [Taquigrafia: Guilherme]