Pronunciamento

José Milton Scheffer - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2021
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Ressalta o empenho e a dedicação dos profissionais da área da Saúde e dos hospitais filantrópicos do Estado de Santa Catarina diante da pandemia que assola Santa Catarina, o Brasil e o mundo. E, ao mesmo tempo, reconhece a missão de secretários municipais, enfermeiros, Prefeitos, servidores da Secretaria de Estado da Saúde na união que está ocorrendo com todos os segmentos, tanto dos empresários e de trabalhadores no enfrentamento do coronavírus, mencionando seu sentimento de luto e tristeza por esse momento em que vidas estão sendo perdidas.
Destaca o esforço do Parlamento catarinense, da rede hospitalar de Santa Catarina, dos municípios catarinenses e do Governo do Estado quanto à abertura de leitos de UTI e de leitos clínicos, bem como na entrega de aparelhos e outros itens, o que aumentou em mais de mil leitos de UTI para atender a população.
Discorre sobre ações que o Governo do Estado já disponibilizou, como recursos a programas de incentivos, linhas de créditos e outras medidas de subsídio aos empreendedores catarinenses de diversos setores. Assim, acredita na retomada da economia citando, por exemplo, a ampliação do crédito para microempreendedores individuais, lançamento de uma linha de crédito emergencial do Badesc para micro e pequenas empresas, programa especial de financiamento para agricultores familiares, isenção na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda, entre outros itens.
Comenta que a menor taxa de desemprego do Brasil é de Santa Catarina, aproximadamente 6% contra a taxa nacional do país que é algo em torno de 14%. Enfatiza que o Estado é o número "um" em geração de emprego, e enaltece o povo catarinense, o trabalhador e a trabalhadora, que com empreendedorismo e talento os produtos catarinenses são levados para outros países, mas entende que tem muito a se fazer nesse momento da pandemia, bem como acredita no comprometimento do Governador do Estado por ouvir vários segmentos da sociedade civil organizada na busca de soluções para a economia e a saúde. [Taquígrafa: Sílvia]