Pronunciamento

José Milton Scheffer - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/04/2021
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Comenta sobre a imigração italiana para o sul de Santa Catarina e os 144 anos da Colônia Imperial de Azambuja no município de Pedras Grandes. Relembra que no dia 16 de março de 1877, cerca de 90 famílias imigraram para o Brasil, à colônia Imperial de Azambuja, no sul do Estado.
Apresenta fotos em Plenário do período de imigração e discorre sobre o tempo e o trajeto percorrido pelos imigrantes italianos. Afirma que esta população ajudou no crescimento de Santa Catarina, mostrando dados sobre os imigrantes que hoje residem no Estado, praticamente 60% da população catarinense.
Destaca que, nesta data, há exatamente 144 anos, estes imigrantes abriram o caminho para o progresso da região. Lembra que, assim, outras cidades também foram fundadas a partir desta colonização.
Ressalta a importância de se manter viva a história e a tradição, e diz que encaminhou um Projeto de Lei para a estadualização da Rodovia do Imigrante Italiano em Azambuja, potencializando e desenvolvendo a região. [Taquigrafia: Guilherme]