Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 114ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/11/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Relata que, quando chegou na Assembleia Legislativa, fez questão de participar da Comissão dos Deficientes Físicos, e desde então vem buscando colaborar com esta pauta. Expõe que se frustrou muito com as travas na comissão que o impediam de ajudar os deficientes de forma efetiva, e por isso deixou de ser um dos integrantes.
Diz que ficou indignado com a atitude da Fesporte, pois foi informado de que o órgão deixou de fazer a inscrição de 100 atletas paraolímpicos, os quais representariam Santa Catarina em um campeonato no Estado de São Paulo, entre os dias 22 e 27 de novembro. Destaca irresponsabilidade da instituição, que deixou passar o prazo de inscrição em duas oportunidades.
Informa que o caso trouxe graves prejuízos aos atletas, os quais além de perderem a competição citada, também ficarão de fora dos Jogos Panamericanos, que acontecem a cada 4 anos, entre outras competições importantes. Acrescenta que as famílias que se programaram para acompanhar os atletas terão que arcar com danos financeiros decorrentes de reservas de hospedagem e passagens.
Cita que todas as denúncias foram feitas por pais e professores de alunos que procuraram os Parlamentares. Ressalta que, por consequência da ausência nos campeonatos, eles não poderão pleitear o Bolsa Atleta. Lamenta pelas crianças e adolescentes injustiçados, os quais têm como principal motivação a prática do esporte.
Considera que, no mínimo, o Governo Estadual deveria assumir a responsabilidade do erro e arcar com o Bolsa Atleta dessas pessoas. Também solicita ao Executivo que encontre outro meio que possibilite os atletas de participarem das seletivas.
Registra que está fazendo indicação ao Governo para que seja resolvido este problema. Diz que, apesar do erro ser grave, caso sejam atendidos os dois pedidos que foram mencionados, as consequências devem ser minimizadas.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo relato. Salienta que o problema afeta crianças, muitas delas de baixa renda, pela impossibilidade de fazer uma das únicas atividades extra-curriculares que lhes geram prazer e alegria. Pede que a Fesporte reconheça seu erro e ofereça uma resposta aos atletas que foram injustiçados. [Taquigrafia: Roberto]