Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 120ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/11/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Manifesta-se contrário à exigência do passaporte sanitário. Esclarece que jamais se opôs à vacinação, porém é contra a obrigatoriedade de uma vacina em meio a tantas incertezas. Cita exemplo de Israel, país referência em vacinação e que adotou a medida, mas recentemente enfrentou nova onda de contaminação pela COVID-19.
Diz que o Conselho Regional de Medicina, a OMS e o Conselho Federal de Medicina são contra o passaporte sanitário, e alega que a medida não é uma questão de saúde. Acrescenta que a medida também é prejudicial à economia, e cita o caso de Gramado, onde mais de 5 mil pessoas cancelaram sua ida à cidade por conta do passaporte vacinal.
Afirma que o momento não é o ideal para a adoção dessa exigência, pois Florianópolis anuncia ter 100% da população adulta vacinada, além de estar com a adequada ocupação dos leitos nos hospitais.
Anuncia que protocolou projeto de lei que dispõe sobre a responsabilização civil e criminal de agentes públicos em ações que obriguem o uso ou a aplicação de medicamentos.[Taquigrafia: Roberto]