Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/05/2022
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Discorre sobre o mau investimento de recursos públicos na UFSC. Cita a situação precária de manutenção dos prédios e salienta que o ambiente hoje no campus é contrário à ética e à moral que deve existir dentro de uma universidade.
Denuncia a lista tríplice que será apresentada ao presidente Bolsonaro com os nomes dos candidatos a reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que contém uma "pegadinha", haja vista que o primeiro colocado escolheu os outros dois integrantes da lista. (Procede apresentação de vídeo que mostra o nome dos escolhidos para concorrer ao cargo e a manifestação dos estudantes.)
Encerra, salientando que vai levar a situação ocorrida para o Presidente Jair Bolsonaro, pessoalmente. Espera que a atitude do atual reitor seja alvo de ação do MPSC, porque alguma resposta ou solução precisa ser dada à sociedade.
Deputado Bruno Souza (Aparteante) - Apoia o colega nas suas críticas. Menciona que o atual reitor Irineu processou a UFSC para receber um salário acima do teto e retroativo, e que isso não parece alguém que vai zelar pelo patrimônio público.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Pergunta ao Deputado Jessé Lopes se o reitor é escolhido entre os membros do conselho.
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Responde que é isso mesmo que acontece.
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Presidente) - Diz ao Deputado Jessé Lopes que vai levar ao Senado ação para quebrar a caixa preta dos recursos enviados às universidades, já que recebem muito dinheiro e não prestam contas para ninguém. [Taquígrafa: Ana Maria]