Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/02/2022
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Deixando a sua opinião, diz que não viu o Deputado Bruno Souza atacando, mas dando uma demonstração da sua indignação com a situação, e chamando os Deputados para tentar fazer alguma coisa. Em nenhum momento ouviu ele dizer que ninguém faz nada.
Traz um assunto referente aos funcionários do SAMU, que amargam um descaso que passou por essa Casa para ser revolvido e não aconteceu. Diz que, desde 2019, debate sobre o tema da má administração do mesmo pela empresa terceirizada.
Lembra que presenciou, no ano de 2019, uma situação lamentável, a falta de humanidade na base de atendimento do SAMU, e através de denúncias a vigilância sanitária comunicou o fechamento da mesma. Comenta sobre as diversas denúncias, como a falta de manutenção das bases, viaturas, falta de comunicação entre os funcionários e viaturas, e o descaso com os próprios funcionários.
Reforça que por diversas vezes denunciou a empresa OZZ e que, inclusive, o Ministério Público do Rio de Janeiro concluiu que esta era incapaz de gerir o SAMU naquele Estado. Fala da CPI proposta a esta Casa, mas que infelizmente não conseguiu as assinaturas necessárias, e questiona os deputados por que não se posicionarem sobre o tema.
Discorre que, como previsto, esta empresa foi impedida de renovar o contrato com o SAMU no ano anterior, e os valores ajuizados do último repasse, o que trouxe um problema para os funcionários, que estão sem receber seus salários do mês de dezembro.
Expressa sua indignação com o descaso, mais uma vez reforça que desde 2019 vem advertindo que algo estava errado, e agora os funcionários não receberam seus salários e ninguém está preocupado com eles. Indaga quando o Judiciário resolverá este problema, e lamenta o descaso desta Casa por não assinarem a CPI quando proposta. [Taquigrafia: Guilherme]