Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2022
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Parabeniza a ação do Bope e envolvidos pela Operação Trem Bala, realizada na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, desarticulando parte de uma organização criminosa que atuava na comunidade. Acrescenta que foram cumpridos 35 mandados de prisões preventivas e 80 mandados de busca e apreensão em detrimento do tráfico de drogas.
Comenta que após a operação aconteceram várias denúncias de abuso policial. Acredita que as denúncias partiram de traficantes juntamente com militantes do campo da esquerda. Destaca uma das denúncias que se trata de um vídeo mentiroso da coordenadora do Projeto Geração Chico Mendes. Exibe o vídeo no telão onde a coordenadora do projeto questiona e critica a ação dos policiais, alegando que houve depredação do espaço. Em seguida, o Deputado exibe outro vídeo gravado pelos policiais em ação. Comenta que é nítido que houve tentativa de armação contra a ação policial com a intenção de prejudicar a imagem dos policiais envolvidos na operação.
Relembra que em 2020 a polícia apreendeu drogas e armas, pois o local é usado, eventualmente, pelos traficantes para esconder armas e drogas. Exibe imagens do acontecimento. Também mostra com imagens um estudante do projeto, portando uma arma de fogo, e é um criminoso procurado pela polícia. Afirma que houve justificativa para todas as ações da polícia na operação, inclusive mandado de busca e apreensão dentro do espaço onde acontece o projeto social. Também mostra uma imagem da coordenadora portando arma de fogo irregular oriunda do crime.
Apesar das atitudes da coordenadora, afirma que a polícia sempre estará disponível para protegê-la. Desafia a coordenadora a gravar um vídeo criticando o traficante, que comete crimes e coopta jovem para o tráfico de drogas. [Taquigrafia: Northon]