Pronunciamento

JAKSOM CASTELLI - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2022
DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Cita a matéria divulgada pelo senhor Neivor Canton, Presidente da Cooperativa Aurora Alimentos, onde discorre sobre o milagre e o abandono do Oeste catarinense.
Lê trechos da matéria escrita pelo jornalista Marcos Bedin, destacando as dificuldades de empresários do Oeste, tais como as condições das estradas; inexistem ferrovias; a água potável para consumo humano é escassa e precária; a energia limitada para o investimento agrícola ou empresarial. Afirma "A suprema ironia é que se transporta riquezas exportáveis, alimentos de alta qualidade para o País e para o mundo, gerando arrecadação de milhões de reais em tributos diretos e indiretos ao erário do Estado e da União. Esta dinheirama derramada nos cofres públicos não está retornando em forma de investimentos para o Oeste de Santa Catarina."
Neivor Canton finaliza dizendo que a vida no Oeste é mais difícil do que a vida no litoral, e a sua representação política não tem sido feliz em traduzir as dificuldades em conquistas e investimentos ao longo da história.
O Deputado registra que as dificuldades do Oeste catarinense, se aproximando mais uma eleição, continuam da mesma forma. Lembra que em 2008 foi apresentado o Projeto da Ferrovia do Frango, saindo do Oeste de Santa Catarina até o porto de Paranaguá ou Itajaí, mas que até hoje o projeto não saiu do papel.
Discorre sobre trechos paralisados nas rodovias da região, como a SC-283 e outras, e destaca a importância da ferrovia no Oeste, mas alega que muitas demandas podem ser resolvidas com vontade política e investimento. Pede que se respeite o Oeste de Santa Catarina e que os Pares desta Casa procurem sim, falar e agir em favor desta região esquecida do Estado. [Taquigrafia: Guilherme]