Pronunciamento

JAKSOM CASTELLI - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/08/2022
DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Refere-se às ADRs que foram extintas na região de Quilombo, onde o cidadão não está mais sentindo a presença do Estado. Fala que elas deveriam ser fechadas nas grandes cidades, que têm mais ações do Governo, mas que jamais as ADRs deveriam ser extintas nas regiões mais longínquas. Desafia o Governo do Estado, dizendo que, com certeza, se gasta muito mais hoje com comissionados, dentro de gabinetes, do que se gastava quando havia as ADRs no Estado.
Menciona o que acontece em sua região, quanto à falta de organização do Estado, e como exemplo cita o caso do Deinfra de Chapecó, que vem até a divisa com Coronel Freitas e Quilombo, a 12km de Quilombo que pertence ao Deinfra de São Miguel do Oeste, a praticamente 200km. Parabeniza todos os funcionários do Deinfra, que fazem um excelente trabalho, mas questiona a organização do Estado.
Relata a questão da Educação nessa região, onde existem os CREAs, e esclarece que Quilombo não tem nada a ver com Maravilha, não existe nenhuma ligação e, no entanto, toda a educação de Quilombo está pertencendo à Maravilha. Contesta, pois em Quilombo tem prédios da Educação, e moram na região funcionários efetivos dessa área, que têm que se deslocar até Maravilha para trabalhar.
Acrescenta que os índices do Ideb, daquela região, caíram desde 2019, e que se faz necessário que o Governo Moisés reabra o CREA de Quilombo. [Taquígrafa: Eliana]