Deputados

Deputados

Jaksom Castelli

 UNIÃO BRASIL

Dados Pessoais

Nascimento:
28 Dezembro 1972
Escolaridade:
Superior Completo
Origem:
Quilombo /
Gabinete:
Contatos:
  • false
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

14/09/2022 - 097 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Comunica sobre a tramitação do Projeto de Lei 0020/22, de sua autoria, que altera o Artigo 4º da Lei Complementar 575/12, que criou a Defensoria Pública do Estado. Informa que o artigo dispõe sobre a organização, funcionamento, estabelecimento e outras providências, e que o projeto trata de incluir, entre as funções institucionais da Defensoria Pública, a de atuar nas demandas em que serão parte os nascituros, fetos, em defesa dos seus direitos e, principalmen

COMISSÕES

NOTÍCIAS

097ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/09/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Comunica sobre a tramitação do Projeto de Lei 0020/22, de sua autoria, que altera o Artigo 4º da Lei Complementar 575/12, que criou a Defensoria Pública do Estado. Informa que o artigo dispõe sobre a organização, funcionamento, estabelecimento e outras providências, e que o projeto trata de incluir, entre as funções institucionais da Defensoria Pública, a de atuar nas demandas em que serão parte os nascituros, fetos, em defesa dos seus direitos e, principalmen (...)

096ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/09/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Menciona a homenagem que será feita hoje, na Casa, ao Município de Quilombo, e cumprimenta os quilombenses presentes na sessão. Solicita a exibição de áudio do senhor Rudimar Roque Galvão, que ressalta a potencialidade da água termal de Quilombo, esclarecendo que é uma das melhores águas do País por ser sulfurosa, totalmente medicinal. Reitera a existência de vários processos evolutivos para tornar Quilombo uma cidade turística, como a Rota dos Encan (...)

094ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Comunica que, no dia 13 de setembro, ocorrerá nesta Casa uma sessão especial em homenagem ao aniversário do Município de Quilombo, onde estarão presentes várias autoridades, e na oportunidade serão exibidos os produtos e as belezas turísticas do Extremo Oeste. Registra que foi aprovado o seu pedido de informação referente à SC-283, que liga os municípios de Palmitos a Chapecó, bem como o requerimento solicitando informações sobre a questão das redes trifá (...)

093ª SESSÃO ORDINÁRIA

16/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Enaltece o trabalho da Empresa Seggna GPS Agrícola, de Chapecó, considerada a maior fabricante de precisão agrícola, e única com 100% de tecnologia nacional, que vende seus produtos para todo o Brasil, competindo com chineses e japoneses. Por isso, destaca que todos os empreendedores brasileiros precisam ser valorizados. Defende de forma enfática que a Celesc continue sendo uma empresa pública em Santa Catarina, e que não seja privatizada. Destaca que a e (...)

092ª SESSÃO ORDINÁRIA

11/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Novamente comenta a situação crítica em que se encontram os produtores do agronegócio e da agroindústria na região do Oeste catarinense, devido ao aumento do ICMs sobre os insumos e produtos que são comercializados. Informa que conversou com vários empresários da área, e muitos demonstraram preocupação sobre o assunto. Cita o doutor Cristian Dalmagro, que publicou vários artigos sobre situações que podem ocorrer com a região e produtores, como fechamento de vá (...)

091ª SESSÃO ORDINÁRIA

10/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Faz seu pronunciamento em defesa das pequenas agroindústrias e cooperativas do Estado de Santa Catarina ao se referir à visita de dirigentes da Asaasc (Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina), que vieram pedir um socorro em relação à carga tributária de tudo aquilo que produzem. Menciona a questão dos problemas de tributação para com os pequenos produtores do setor de ovinocultura e de suínos. Por isso, apela ao Secretário da Fazend (...)

090ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Cita a matéria divulgada pelo senhor Neivor Canton, Presidente da Cooperativa Aurora Alimentos, onde discorre sobre o milagre e o abandono do Oeste catarinense. Lê trechos da matéria escrita pelo jornalista Marcos Bedin, destacando as dificuldades de empresários do Oeste, tais como as condições das estradas; inexistem ferrovias; a água potável para consumo humano é escassa e precária; a energia limitada para o investimento agrícola ou empresarial. Afirm (...)

089ª SESSÃO ORDINÁRIA

04/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Refere-se às ADRs que foram extintas na região de Quilombo, onde o cidadão não está mais sentindo a presença do Estado. Fala que elas deveriam ser fechadas nas grandes cidades, que têm mais ações do Governo, mas que jamais as ADRs deveriam ser extintas nas regiões mais longínquas. Desafia o Governo do Estado, dizendo que, com certeza, se gasta muito mais hoje com comissionados, dentro de gabinetes, do que se gastava quando havia as ADRs no Estado. Mencio (...)

088ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/08/2022

DEPUTADO JAKSOM CASTELLI (Orador) - Comenta a situação caótica dos caminhoneiros que percorrem a SC-163, na área entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. Defende a liberação desse trecho, que o mesmo seja liberado para o tráfego de caminhões com nove eixos, justificando que a rodovia já está liberada para 37 toneladas e que o caminhão pesa 19 toneladas. Diz que a decisão depende de uma resposta política. Sugere que a Secretaria da Infraestrutura, através de seus técnicos, faça um estudo sobr (...)

Altera o art. 4º da Lei Complementar nº 575, de 2012, que "Cria a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, dispõe sobre sua organização e funcionamento e estabelece outras providências", para incluir entre as funções institucionais da Defensoria Pública a de atuar nas demandas em que será parte o nascituro, para defesa dos seus direitos.
15/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Cumprimentando a empresa Daquinta Carnes e Charcutaria Artesanal pela trajetória no setor de alimentos.
13/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Cumprimentando a empresa Coopercastelo pela trajetória no setor de alimentos.
13/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Altera o Anexo Único da Lei nº 18.278, de 2021, que "Consolida os atos normativos que concedem o Título de Utilidade Pública estadual no âmbito do Estado de Santa Catarina", para o fim de declarar de utilidade pública estadual a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Quilombo.
13/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Estabelece requisitos mínimos de infraestrutura técnico-operacional para a habilitação de pessoas jurídicas de direito público ou privado para o exercício das atividades de vistoria de identificação veicular previstas na legislação de trânsito.
13/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Solicitando ao Secretário de Estado da Infraestrutura informações acerca das faixas de domínio, quantos e quais decretos foram aprovados a partir do ano de 2005.
12/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Dirigida ao Governador do Estado sugerindo que tome providências para a colocação de placas de sinalização do trecho da rodovia entre os municípios de Galvão e Quilombo.
12/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Cumprimentando o senhor Neuri Brunetto pelo trabalho na rádio comunitária "A Voz do Povo" na cidade de Quilombo.
12/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Cumprimentando o senhor Valter Sponchiado pelo trabalho no Grupo Escoteiro de Quilombo.
12/09/2022
Jaksom Natal Castelli
Cumprimentando a Senhora Regiane Balena pela participação no Programa de Televisão "The Voice".
12/09/2022
Jaksom Natal Castelli