Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/08/2021
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Faz um apelo aos Parlamentares federais. Conta que recebeu, nas redes sociais, inúmeras mensagens da população catarinense preocupada com o voto auditável. Diz que a matéria está para entrar em votação, há um amplo debate na Câmara dos Deputados, e pede para que votem favorável ao voto impresso. Afirma que o voto é secreto, mas a apuração não pode ser secreta, é um processo público e por ser público deve ser obrigatoriamente auditável. Neste sentido, deixa um apelo aos Parlamentares federais, e registra que fez uma moção, pedindo que olhem com carinho, pois não viu a manifestação de alguns. Comenta que, mais do que o seu apelo, ficam as manifestações.
Menciona que participou da motociata, que não era um apoio cego ao Presidente, mas aos valores, a luta contra a pedofilia, contra a liberação das drogas, contra a ideologia de gênero e a linguagem neutra e, agora, a luta pelo voto impresso. Fala que as pautas são importantes, dão sentido à direita ou ao bolsonarismo, pois são as bandeiras defendidas. Ressalta que não se pode abrir mão do voto auditável, e vê com preocupação a esquerda em massa militando contra esse voto.
Na sua moção quanto ao voto auditável, reforça a importância da Câmara dos Deputados aprovar a proposta em referência a fim de garantir a necessária segurança jurídica ao eleitor, e assegurar a aplicação dos princípios da publicidade e da transparência na apuração dos votos em todo o processo eleitoral. Com veemência, coloca aos Parlamentares federais que eles têm uma importante missão, e pede que se posicionem como guerreiros do bem, combatendo o bom combate, sendo este o clamor da sociedade catarinense e sua luta, a transparência no processo eleitoral de 2022.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela moção e o chamamento aos Deputados federais. Explica que, no voto impresso, vai aparecer no papel o voto que se deu, proporcionando ao eleitor a possibilidade de conferir, mas este comprovante estará protegido por um acrílico e fica na urna, disponibilizado para escrutínio público e, se preciso for, para auditoria.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Complementa, falando que hoje não existe essa possibilidade de auditoria, porque não fica, dentro da máquina, quem votou em quem. Se houver uma contrapartida, que são os votos impressos, se houver alguma dúvida, poderão ser contados e conferidos com o resultado apresentado pela máquina. [Taquígrafa: Eliana]