Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/12/2020
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Inicia o seu pronunciamento, repetindo a frase que se ouve e muito comum: a maior solidão que um ser humano pode viver, não é aquela que se vive num deserto, numa clausura, mas, às vezes, aquela solidão no meio de uma grande multidão.
Conta que visitou a Amesc, Associação dos Municípios do Extremo Sul, em Araranguá, Sombrio, Gaivota e Arroio do Silva, ocasião em que conheceu o trabalho incrível, esplêndido, da ASESC, Associação de Surdos do Extremo Sul Catarinense, acolhendo mais de 150 surdos e familiares que viviam em total isolamento, afetando consideravelmente o transtorno emocional, psicológico e depressão.
Historicamente, relata que há dez anos um pequeno grupo iniciou um trabalho, ensinando a linguagem de sinais, comunicação entre os surdos que viviam isolados. Situação que possibilitou a conquista do seu espaço no mercado de trabalho, tratamento psicológico e emocional à família. Declara que ficou encantado com o referido projeto, e salienta que a Casa Legislativa vai além de legislar, apoiando com amor os projetos sociais. Diz ainda que fez questão de destinar àquela entidade o montante de R$ 300 mil, em parceria com o Prefeito de Araranguá, por meio de emendas impositivas, para que a ASESC promova ações, arrecadando fundos necessários para construir sua sede.
Finaliza, externando alegria e carinho de fazer parte da história da ASESC, e parabeniza todos os envolvidos no referido projeto social, colocando a Casa à disposição daquela entidade. [Taquígrafa: Elzamar]