Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2020
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Inicia, lembrando o assalto ocorrido em Criciúma, registrando que um Policial Militar e um vigilante foram feridos, e a população acordou em choque, pois ficou enclausurada em casa, amedrontada e estarrecida, vendo a cidade se transformar em um cenário de guerra.
Menciona que segurança pública é primordial para o desenvolvimento de qualquer Estado da União, citando que, aproximadamente há um mês, houve em Araraquara um crime com as mesmas características. Considera a realidade muito triste, criminosos cada vez mais ousados e com disposição para enfrentar a polícia. Fala que vê os guerreiros Policiais Militares e Civis desanimados, informando que em data anterior protocolou Pedido de Informação à Regional da Polícia Militar de Tubarão, questionando sobre a situação da Segurança Pública no Estado e, também, sobre a penúria em que trabalham no dia a dia, sendo que o Batalhão da cidade não tinha nem munição, e segue assim em outros batalhões pelas cidades catarinenses. Acrescenta que é muito desproporcional, pois os profissionais não têm condições para se defender dos bandidos.
Destaca que existe grande despreparo, são sete anos que os mesmos não têm reposição salarial, não possuem equipamentos adequados, sendo que o desabafo dos policiais é que se sentem desprezados pelo Governo Estadual. Entende a situação, porque já foi alvo de ameaças, quando um projeto de lei de sua autoria foi aprovado por unanimidade e virou lei, comprovando que os 16 mil apenados de Santa Catarina oneravam os cofres públicos, porque o Estado é que pagava as tornozeleiras. Ressalta que, atualmente, anda com policial 24h, não vai a restaurantes, padaria, desde que passou a sofrer ameaças quando o seu projeto foi aprovado.
Ao final deixa o registro, solicitando ao Governador que olhe com atenção e carinho para os guerreiros que zelam pela vida da população, pois os mesmos merecem atenção, não podem ficar obsoletos, ultrapassados, porque se isso ocorrer todos os setores econômicos de Santa Catarina irão sofrer.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Comunica a todos que o policial que foi baleado era lotado no Batalhão de Criciúma e morador de Tubarão. Cita uma frase que o mesmo postou nas redes sociais: "Ele prefere a paz, mas se a guerra tiver que vir, que venha no meu tempo, para que meus filhos tenham paz", esse é o lema dele. [Taquígrafa: Ana Maria]