Pronunciamento

FELIPE ESTEVÃO - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2019
DEPUTADO FELIPE ESTEVÃO (Orador) - Faz menção à visita feita ao secretário Leandro Lima, e nesta oportunidade também visitou o Presídio São Pedro de Alcântara, que tem quase 1.500 internos.
Declara que ficou muito impressionado com o que ali está sendo implantado, e faz uso da tribuna para mencionar e parabenizar o trabalho de criar uma sistemática que dá ocupação àqueles que lá estão.
Comenta que, nos trabalhos sociais que desenvolveu, percebeu que o maior problema é a falta de propósito da juventude. Cita o ditado popular, mente desocupada, oficina do Diabo, para explicar o que acontece nos complexos penitenciários em relação à ociosidade.
Entretanto, relata que ali foram criados uma série de pavilhões, com todo o aparato de segurança e, tendo cumprido alguns pré-requisitos, o detento começa a ser inserido em atividade laboral, com o apoio da Intelbras, que é uma das empresas envolvidas.
Nesta visita, percebeu que o estado pode servir de exemplo para o país nesta questão, e acredita que muito em breve será uma referência até na América Latina, e um modelo de presídio autossustentável, onde os internos trabalhem e produzam renda.
Também relata que visitou outros presídios, onde pode constatar a necessidade de aumento do efetivo, entretanto, concorda que, com o pouco que têm, já realizam um grande trabalho, e neste sentido declara-se parceiro para que o estado seja referência nesta área.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Sente-se envaidecida, porque durante quase oito anos o seu foco sempre foi a ressocialização. Complementa que o ócio é horrível na vida de qualquer pessoa, imagina para aqueles que estão presos. Também cita que este modelo foi estendido a quase todo o estado, com raras exceções, e também tem servido de exemplo para todo o Brasil, tanto que o ministro Moro escolheu Santa Catarina para visitar. Agradece o pronunciamento do deputado, pois são poucos os que reconhecem esse trabalho. [Taquígrafa: Sara]