Pronunciamento

Carlos Humberto - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/11/2020
DEPUTADO CARLOS HUMBERTO (Orador) - Declara que continuará com as insistentes cobranças de alguns temas que o Governador, agora afastado, Carlos Moisés, tratava com certo desprezo na sua região. Agora vem lembrar à nova Governadora, que ocupa interinamente o cargo, desses temas inerentes ao litoral norte catarinense.
Ressalta que se está prestes a entrar na temporada de verão, que é a época de maior movimento nas praias. Informa que na Costa Esmeralda, no litoral norte, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Praia Brava; agregado ao Beto Carrero, em Penha; ao turismo de compras em Ilhota; de Blumenau, e de Brusque, receberão mais de três milhões de visitantes. Acrescenta que todo ano, já nessa época, se tem notícias da Operação Veraneio, quantos policiais do efetivo da Polícia Civil virão para região fazer um complemento aos que lá já trabalham, quantos da Polícia Militar virão para o policiamento ostensivo e como ocorrerão as operações nas rodovias estaduais.
Menciona que, neste ano, foram feitas indicações, solicitação de audiências, que estão aguardando solução, e até agora não tem notícia para muitos catarinenses que dependem da temporada de verão para sobreviver. Informa que já pediu uma audiência com a Governadora interina, mas ainda não se obteve resposta sobre essa questão importante para todo o litoral catarinense.
Relata que está na praça a concorrência do Centro de Eventos, localizado em Balneário Camboriú, que atenderá a indústria calçadista de São João Batista, a indústria têxtil de Brusque, a tecnologia de Blumenau, de Joinville, a indústria metalmecânica e o próprio turismo. Acrescenta que é a principal obra do Governo do Estado de Santa Catarina e que está fechada. Comenta que está ocorrendo um processo de licitação para a concessão do Centro de Eventos, que tem, no dia 24 de novembro, a data marcada para abertura das propostas, e é muito importante que não haja nenhum atraso. Comunica que são R$120 milhões investidos e o catarinense tem que tirar proveito desse investimento, através da geração de emprego e renda e do fomento das mais diversas atividades.
Registra que o IMA - Instituto do Meio Ambiente, está esperando a emissão da licença de instalação para a ampliação da areia no município de Balneário Camboriú. Acrescenta que a dragagem do Rio Camboriú é importante, que margeia o município de Camboriú e o município de Balneário Camboriú, onde estão instaladas as principais marinas do Estado. Registra que o rio, que tinha quatro metros de calado, já está com 2,5m, e está sendo cobrada do Governo a dragagem da foz do rio, pois são barcos muito grandes que atracam nessas marinas e geram muita riqueza para a região.
Finalizando, salienta que, em Balneário Camboriú, que já contou com 250 policiais militares, quando da instalação do 12º Batalhão, hoje são 104 policiais militares, e não tem como dar segurança para 300 mil pessoas, necessitando de efetivo. Trata a situação como urgência e afirma que seguirá cobrando.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Acrescenta que, em várias cidades, consegue visualizar que todo o seu efetivo cabe dentro de um único prédio aqui em Florianópolis. Comenta que em Araquari, onde esteve recentemente, há uma única viatura. Cita que os policiais que trabalham na Operação Veraneio vêm do interior, e muitas dessas cidades ficarão sem efetivo. Relata que quando se falava, no passado, em Planejamento Estratégico de Segurança, era sobre isso, mas era um assunto que não era bem-vindo, que não tinha importância. [Taquígrafa: Eliana]