Pronunciamento

Carlos Humberto - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2020
DEPUTADO CARLOS HUMBERTO (Orador) - Menciona a fala do Deputado Sargento Lima sobre obras, investimentos e do fracasso da política pública catarinense no combate ao Coronavírus.
Diz que a ineficiência na gestão da saúde não pode ser justificada por falta de dinheiro, mas sim pela ausência de criatividade, capacidade, e de eleição de prioridades, pois nem todos sabem como investir os recursos disponíveis.
Cita o Deputado Volnei Weber, que ontem vestiu a cor rosa para fazer uma homenagem ao Outubro Rosa, uma campanha da Rede Feminina de Combate ao Câncer, muito bem estruturada. Conta que há uma previsão de 65 mil novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano, e alerta para a importância do diagnóstico precoce, que aumenta consideravelmente a chance de cura.
Afirma que, assim como a Covid-19, existem outras doenças agressivas que também precisam ser priorizadas. Cita exemplo da queda brusca na quantidade de exames de mamografia realizados durante a Pandemia, a qual deixou diversas outras enfermidades em segundo plano, pois tem sido considerada prioridade absoluta há um longo de período de tempo. [Taquígrafa: Eliana]